Absurdo:Gilmar Mendes resume o que foi discutido em Lisboa Ministro do STF organizou o IX Fórum Jurídico realizado em Portugal, vídeo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes resumiu os principais temas debatidos no IX Fórum Jurídico de Lisboa.

Naquele país, o juiz do STF organizou o evento. As declarações do magistrado constam em um vídeo que circula nas redes sociais. Assista:

 

Toffoli e Temer no seminário de Gilmar Mendes

Conforme noticiou Oeste, o ministro do STF Dias Toffoli também participou do seminário de Gilmar Mendes e defendeu a adoção do semipresidencialismo.

“Nós já temos um semipresidencialismo com um controle de poder moderador que hoje é exercido pelo STF”, disse Toffoli. “Basta verificar todo esse período da pandemia.”

Segundo Toffoli, a atuação do STF, ao lado do Congresso Nacional, foi fundamental para atenuar os impactos do novo coronavírus no país.

“Governar não é fácil no Brasil”, observou Toffoli. “O sistema presidencial tem muita força, mas o Parlamento é a centralidade, na medida em que é no Parlamento que se formam os consensos das elites regionais, sendo a Justiça sua fiadora.”

Entre outros políticos que participaram do fórum, o ex-presidente Michel Temer (MDB) discursou para os presentes. Segundo o emedebista, o semipresidencialismo tem de ser adotado no Brasil. Revista oeste