Após denúncia de UTI neonatal fechada no Hospital Maria Alice, Governo do Estado informa que concluiu nesta quarta contratação de médicos

0

uti-neo Após denúncia de UTI neonatal fechada no Hospital Maria Alice, Governo do Estado informa que concluiu nesta quarta contratação de médicos

Foto: reprodução/Instagram

Após denúncia e desabafo feitos pelo médico Madson Vidal nas redes sociais nesta quinta-feira (veja aqui) (25), mostrando que no Hospital Maria Alice havia uma UTI nova, estruturada e equipada fechada há mais de 6 meses, o Governo do Estado informou em nota que concluiu nesta quarta-feira (24) a contratação emergencial de médicos para proporcionar a abertura destes leitos de UTI neonatal.

Veja abaixo a íntegra da nota da Sesap:

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) esclarece que finalizou nesta quarta-feira (24) o processo de licitação para contratação emergencial de médicos pediatras e neonatologistas. São 1.590 plantões contratados para proporcionar a abertura dos 20 leitos de UTI Neonatal do Hospital Maria Alice Fernandes e de mais 20 leitos no interior do estado. É importante destacar que a carência de médicos desta especialidade é um problema que afeta todo o país, dificultando a abertura de leitos de UTI Neonatal.

Através do Governo Cidadão, o Governo do RN e a Sesap investiram R$ 5,3 milhões para retomar e concluir as obras que estavam paradas no Hospital Maria Alice, além de garantir também a aquisição de equipamentos necessários para o funcionamento da unidade, reabrindo a UTI pediátrica que estava fechada há três anos. A ação é parte do esforço da gestão em estruturar uma rede materno-infantil, que conta também com outros 20 leitos de UTI Neonatal para serem abertos, sendo 10 em Currais Novos e 10 em São José de Mipibu.

A Sesap ainda destinou dez leitos de UTI do Hospital Maria Alice Fernandes para atender crianças acometidas pela Covid-19.

A Sesap também está investindo na qualificação e formação de profissionais através do Programa de Residência Médica em Neonatologia, que funciona no Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Hospital Santa Catarina) e teve vagas abertas em janeiro deste ano. A gestão também vem mantendo o diálogo com o Conselho Regional de Medicina e as cooperativas médicas na busca de apoio para solucionar a dificuldade de contratação de médicos neonatologistas.

A rede SUS no Rio Grande do Norte tem hoje em sua estrutura para assistência pediátrica e neonatal: 50 UTIs pediátricas e 91 UTIs Neonatal. São 59 leitos de UTI neonatal e 40 leitos pediátricos de UTI em Natal, 10 leitos de UTI Neonatal em Parnamirim, 5 leitos de UTI Neonatal em Santa Cruz e 17 UTIs Neonatal e 10 UTIs pediátricas em Mossoró.

Artigo anteriorCoronaVac e Oxford/AstraZeneca: RN recebe nesta sexta-feira mais 66,1 mil doses de vacinas contra Covid-19
Próximo artigoPlenário do STF decide em 14 de abril se confirma decisão de Fachin que anulou condenações contra Lula

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui