Avião brasileiro pode estar nas mãos do Talibã

0

Uma foto que está circulando nas redes sociais mostra militares do grupo extremista Talibã a frente de um avião A-29 Super Tucano, modelo de caça mais avançado fabricado no Brasil até hoje. A imagem seria na base aérea de Mazar-i-Sharif.

Isto se deu, provavelmente, porque, apesar de a Embraer fabricar parte das peças em São Paulo, a montagem destas aeronaves é finalizada nos Estados Unidos. Por causa dessa parceria, o avião pode entrar nos programas militares dos Estados Unidos, inclusive no Afeganistão.

Os Super Tucanos começaram a chegar no Afeganistão em 2017, momento em que já eram utilizados também pelo exército afegão. Embora não sejam muito velozes, com velocidade máxima de 593 km/h, esse modelos se diferenciam por serem aviões leves, com cerca de 3.200 kg vazio, de ataque para bombardeios estratégicos, com custo de hora de vôo pequeno, em média US$ 1mil, e capacidade de pousar e decolar em pistas curtas, tendo um distância de decolagem de 900 metros.

A dúvida que permanece é se o Talibã vai ter capacidade para operar o Super Tucano ou até mesmo para fazer a manutenção que o aparelho exige. Terra Brasil

Artigo anteriorURGENTE: Avião da FAB com ajuda humanitária ao Haiti sofre pane e faz pouso de emergência
Próximo artigo‘Já já nós não vamos poder falar mais nada dentro de uma igreja’

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui