Comitê científico orienta suspensão do carnaval no RN e Governo publicará decreto nesta segunda (1º) acatando recomendação

0

comite-1024x683 Comitê científico orienta suspensão do carnaval no RN e Governo publicará decreto nesta segunda (1º) acatando recomendação
Cipriano Maia é o presidente do comitê científico da Sesap | Foto: Elisa Elsie

O comitê científico estadual divulgou neste sábado (30) uma nota técnica oficial (veja aqui) orientando a suspensão de festas públicas e privadas durante o carnaval de 2021.

A medida abrange carnaval de rua, em clubes, shoppings e eventos em outros estabelecimentos. O órgão, que tem caráter apenas consultivo, também recomendou que o Governo do Estado suspenda os pontos facultativos para não incentivar aglomerações. O comitê é presidido pelo secretário de Estado de Saúde Pública Cipriano Maia

O calendário oficial do carnaval vai de 13 a 17 de fevereiro.

Algumas prefeituras, a exemplo de Natal e Macau, já haviam anunciado a suspensão das festas públicas nos municípios.

A governadora Fátima Bezerra vai publicar na próxima segunda-feira (1º) um decreto oficializando a suspensão do carnaval em todo o Estado, seguindo as orientações do comitê. Até o momento, 18 estados do país já tomaram medida semelhante:

– (Estamos suspendendo o carnaval) diante dos cuidados sanitários que se fazem necessários, inclusive com essa questão das novas cepas que estão surgindo, e seguindo a posição da maioria dos estados brasileiros. Até o momento, 18 estados já suspenderam o carnaval”, disse a governadora.

Fátima Bezerra já tinha decidido adiar o retorno das aulas presenciais no Estado em razão do temor das autoridades sanitárias com a nova cepa do coronavirus identificada inicialmente em Manaus. A maioria dos estados do país também recuou e manterá as aulas apenas no formato remoto.

De acordo com a nota divulgada pelo comitê científico, a suspensão do carnaval é mais uma medida preventiva evitar uma piora no quadro da pandemia no Estado:

– Considerando o comportamento observado nesses espaços durante as festas e as aglomerações em praias, bares e festas, mesmo com todas as recomendações de observância e aplicação dos protocolos de biossegurança e mesmo assim é flagrante o desrespeito às medidas preventivas para o coronavirus”, diz um trecho da nota.

Atualmente, as taxas de transmissibilidade e de ocupação de leitos de UTI estão sob controle. Na terceira semana de janeiro, todas as regiões do Estado estavam com RT abaixo de 1, taxa que calcula o potencial de transmissão de um paciente contaminado para outros.

O percentual de ocupação de leitos críticos segue abaixo de 60% na maioria das regiões. A exceção é o Seridó, onde 65,7% dos leitos de UTI estão com pacientes. A media geral é de 58,5%. Na região Metropolitana de Natal, 55,7% estão ocupados e o Oeste conta com 60% dos leitos lotados.

Saiba Mais – Agência de Reportagem

Artigo anteriorVÍDEO: PF e PRF apreendem grande quantidade de cigarros no Litoral Sul Potiguar
Próximo artigoBoa notícia: Brasil deverá receber até 14 milhões de doses da vacina de Oxford até fevereiro pelo consórcio Covax da OMS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui