Conselheiro Federal opositor de Felipe Santa Cruz lança pré-candidatura à OAB-RN

0

O Advogado e Conselheiro Federal pela OAB/RN, Fernando Pinto, confirmou ontem em entrevista concedida à Rádio 87,9 FM Natal, que vai lançar sua chapa para concorrer a presidência da OAB no RN.

Conhecido nacionalmente por combater a partidarização da OAB por Felipe Santa Cruz, Fernando Pinto informa que chegou o momento de enfrentar o sistema e pavimentar o caminho para que a militância orgânica da OAB, que hoje vêm da base, possa escolher um candidato que realmente represente os interesses da categoria.

“A advocacia está cansada de uma OAB omissa e letárgica, que mais se comporta como um órgão do Estado do que uma Autarquia Independente, que representa uma profissão essencial à administração da justiça.”

“Vamos trabalhar para elevar a autoestima dos advogados e advogadas e focar no que realmente interessa: empreendedorismo, fortalecimento das prerrogativas, redução das anuidades, que é uma das mais caras do Nordeste e transparência financeira efetiva das contas da OAB. Faremos valer aqui o programa “Anuidade Zero” que funciona em vários lugares do Brasil.

Além disse, não seremos nem esse pessoal que quer a manutenção do sistema promovido por Felipe Santa Cruz, muito menos estaremos ligados diretamente a partidos políticos. Teremos pessoas pensam politicamente mais a direita e também mais a esquerda. O debate é salutar e é necessário. Podem sim ser acaloradas, mas mantendo a elegância e liturgia da “casa do cidadão”. Isso é pluralidade e quem negar que a OAB não exerce seu papel na esfera política no sistema, mente descaradamente e, provavelmente, é quem maia deve estar fazendo política.

A OAB Tem duas cadeiras no CNMP – Conselho Nacional do Ministério Público e CNJ por exemplo. A OAB Define a forma com que se procede as eleições do quinto constitucional e, nesse sentido, temos democratizá-lo estimulando mais participação e engajamento pela advocacia.

Recentemente, Fernando Pinto ingressou com Mandado de Segurança para garantir que mais de 50% dos advogados que estão inadimplentes possam votar. Segundo o Advogado, “isso não é novidade.

Trata-se, ao meu ver,  de Direito líquido e certo garantido pela Lei 8.906/94 (EOAB) que tentam suprimir por edital e provimento, que são instrumentos inferiores a Lei Federal. Por isso, temos várias decisões em tribunais superiores. Eu não inventei a roda! Retirar mais da metade da advocacia, além de uma insensibilidade com o momento pós-pandemia pune previamente o Advogado, sem o devido processo legal, para o exercício do direito mais caro da própria OAB, que é o de defender a democracia.
Isso não é proposta nem populismo, isso é verdadeiramente atitude, que sempre tive. Niguém nunca me calou quando aos desmandos, nem mesmo contra os de Felipe Santa Cruz e por isso faço parte de uma das lideranças nacionais que quer que a OAB volte a ser vista com o respeito de Ri Barbosa, Sobral Pinto e do nosso Paulo Lopo Saraiva.

Que fique claro, a Lei é clara e proíbe advogados inadimplentes para pleitear cargos eletivos nas eleições, entretanto, não proíbe o voto, muito pelo contrario, a Lei obriga que o advogado vote sob pena de multa de até 20%. Além de não votar ainda teria que pagar multa? Não consigo entender o motivo pelo qual o Dr. Aldo, a quem tenho o maior respeito, apesar não concordar com tudo, permitir tamanha inclusão antidemocrática na entidade. Espero, sinceramente, que ele corrija o Edital. Seria bom inclusive para eleição dele, que prometeu que não iria para sucessão, tentar mais voto e mostrar atitude.

A verdade é que os advogados estão sofrendo muito em decorrência de uma crise inédita e não podemos aceitar que a OAB continue se comportando como essa entidade inquisitorial e fechada, como reflexo uma entidade que se tornou proselitista em virtude da estratégia de gestão de Felipe Santa Cruz. Terra Brasil

Artigo anteriorJornalista presa por jogar cerveja no rosto de PM ‘debocha’ de juíza, mas ganha liberdade e usará tornozeleira
Próximo artigoComissão de Justiça da Câmara Municipal aprova projeto de revisão do Plano Diretor de Natal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui