Covid-19: Natal vacina 23.962 pessoas na primeira fase

vacina Covid-19: Natal vacina 23.962 pessoas na primeira fase
Foto: SMS/Divulgação

Em dez dias de vacinação, Natal já imunizou 23.962 pessoas com as primeiras doses da vacina contra a Covid-19. Até a noite da segunda-feira, o Vacinômetro da Secretaria Municipal de Saúde de Natal marcava a aplicação de 23.362 doses. O restante foi aplicado na manhã desta terça-feira apenas nas unidades de saúde, com as atividades nos drive thru suspensas.

Com esses números, a Prefeitura conseguiu atingir um número expressivo de pessoas vacinadas na cidade, com 2,62% da população, ficando acima da média nacional e estadual (1,35%).

“Isso mostra que estamos fazendo a nossa parte com eficiência em toda a logística de aplicação. Não mediremos esforços para salvar vidas”, afirma o prefeito Álvaro Dias, em avaliação sobre o desempenho do Município na aplicação das primeiras doses.

Inicialmente foram destinadas aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente do atendimento e tratamento da Covid, depois ampliando gradativamente para os que atuam em outras unidades de saúde, além da aplicação em idosos institucionalizados, com maior risco de contaminação pelo vírus. A estratégia de imunização na capital segue o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19, que detalha o esquema vacinal para as vacinas em circulação no país.

Devido ao número de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, não foi possível vacinar todos os trabalhadores da saúde; para imunizar todas as categorias seriam necessárias 35 mil doses. “Tivemos que escolher grupos prioritários dentro de uma prioridade, agora é aguardar o envio de mais doses e ver a orientação do Governo Federal para dar continuidade a vacinação contra Covid-19”, explica George Antunes, Secretário de Saúde de Natal.

O ponto positivo que Antunes destaca é a integração de todos os serviços da Prefeitura de Natal para otimizar os quatro drives thru instalados para este tipo de vacinação. “Já tínhamos testado essa modalidade de vacinação na vacina de influenza, agora ampliamos, com os drives evitamos aglomerações e mudança na rotina das Unidades de Saúde. Agora na Covid-19 também colocamos salas de vacinação exclusivas para esse tipo de atendimento no Palácio dos Esportes, Via Direta e Nélio Dias, apesar de termos aberto 28 salas de vacinação, a população optou pelos drives e salas exclusivas”, comenta.

A SMS Natal aguarda o envio da segunda dose do imunizante para iniciar a vacinação. Para a Coronavac, o intervalo de recebimento da segunda dose da vacina é de duas a quatro semanas após a aplicação da primeira dose. Para a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, o intervalo para a vacinação é de 12 semanas a partir da primeira aplicação.

Idosos

Em quatro dias os 492 idosos que moram em 21 Instituições de Longa Permanência de Natal foram vacinados com a primeira dose da vacinação contra o Covid-19. No último dia 28 foi concluída a vacinação feita por equipes da Prefeitura e UFRN.

A administração das doses da segunda etapa do primeiro lote enviado deverá ser iniciada no prazo de 28 dias, devendo ser liberadas pela Secretaria Estadual de Saúde. O Estado é responsável pela distribuição das vacinas para os municípios em todas as campanhas.

Estrutura para a vacinação em Natal

04 drive thru – Palácio dos Esportes, Arena das Dunas, Estacionamento do Via Direta e Ginásio Nélio Dias

70 salas disponíveis

300 profissionais atuando diretamente na aplicação das vacinas, entre servidores e voluntários

1.000 pessoas atuando em toda a estrutura de logística da campanha

Central de Armazenamento e Distribuição de Vacinas da SMS: 100 geladeiras, 9 câmaras frias e 3 freezers.