Início Destaque Covid: RN confirma 1º caso de fungo que pode mutilar seios da...

Covid: RN confirma 1º caso de fungo que pode mutilar seios da face

0

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) confirmou o primeiro caso de infecção por mucormicose em um paciente que teve a Covid-19 no Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada nesta segunda (7) ao portal G1.

A paciente é uma mulher de 42 anos, de Natal, que fez uma biópsia que confirmou a ocorrência do fungo. Ela encontra-se em tratamento em casa.

“A equipe de vigilância da Sesap está acompanhando o quadro, avaliando os exames, o histórico de movimentações da paciente e sua situação clínica atual”, informou a Sesap em nota.

Um surto de mucormicose entre pacientes de Covid-19 na Índia registrado nas últimas semanas tem chamado a atenção do mundo. Causada por fungos da ordem Mucorales, a doença pode acometer os pulmões e mutilar os seios da face.

Sobre o fungo

A mucormicose, infecção causada pelo chamado “fungo negro”, atinge pacientes em tratamento da covid-19 porque o uso de medicamentos para a doença abala a imunidade.

Muitos casos registrados na Índia, e um caso brasileiro, ocorreram em pacientes com covid e que tinham diabetes que usaram doses altas de corticoesteróides.

A mucormicose tem cura, mas sua letalidade gira em torno de 50%.

Fonte: Portal Grande Ponto

Artigo anteriorMourão critica Tite e ironiza: “O Cuiabá está precisando de técnico”
Próximo artigoCidade da Grande Natal perde 100 doses da Pfizer após roubo de fiação Do

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui