CPI da Covid: Senador ignora decisão judicial e vai indicar Renan para relatoria

0
Brasília - O senador Renan Calheiros durante sessão da Comissão de Constituição e Justiça do Senado para apreciar e votar o substitutivo das propostas que definem os crimes de abuso de autoridade (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Provável presidente da CPI da Covid, o senador Omar Aziz (PSD-AM), afirmou que vai indicar Renan Calheiros (MDB-AL) para a relatoria da comissão, que será instalada nesta terça-feira (27), ignorando decisão judicial que barra o senador alagoano na função.

Aziz também afirmou que uma proposta do plano de trabalho da comissão —com as indicações de focos de investigação e possíveis convocados a dar explicações— será apresentada nesta terça-feira pelo relator, mas haverá um prazo de 24 horas para que senadores apresentem sugestões.

Na noite desta segunda-feira (26), o juiz Charles Morais, da 2ª Vara Federal do Distrito Federal, concedeu liminar para impedir que Calheiros seja escolhido relator da CPI da Covid. O magistrado acolheu pedido da ação popular ajuizada pela deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PSL-SP).

A decisão provocou reação entre os senadores, entre eles o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que afirmou se tratar de uma questão interna do Senado “que não admite a interferência de um juiz”.

Aziz afirmou que a decisão judicial é “esdrúxula” e que não vai interferir no andamento da instalação da comissão. “Nós vamos hoje [terça-feira] eleger o presidente, o vice e indicar o relator. Eu vou indicar o relator e vai ser o Renan”, afirmou Aziz à Folha de S. Paulo.

 

Artigo anteriorSindicato dos Professores vai ao STF contra volta presencial das aulas no RN
Próximo artigoConselho de Ética pede cassação do vereador Dr. Jairinho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui