DE “VIRADA”, STF AUTORIZA GOVERNO VENDER REFINARIAS DA PETROBRAS SEM PASSAR PELO CONGRESSO

0

Por 6 votos a 4, o Supremo liberou a venda de refinarias pela Petrobras sem necessidade de autorização prévia do Congresso.

A estatal planeja vender 8 de suas 13 refinarias até 2024, o que representa metade de sua capacidade de refino de petróleo. A operação pode gerar um reforço de caixa de até US$ 30 bilhões. O objetivo é reduzir o endividamento para reforçar investimentos no pré-sal.

Em agosto, o Congresso questionou no STF a forma da venda. Argumentou que a Petrobras vem se desfazendo dos ativos transformando as refinarias em subsidiárias, de modo que a venda não precise passar pelo aval dos parlamentares, como ocorre com estatais.

No julgamento de hoje, o relator, Edson Fachin, votou pela suspensão do processo de desinvestimento, de modo a discutir numa outra ação, relativa a privatização, como a venda de refinarias deveria ocorrer.

Ele foi seguido por Rosa Weber, Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello.

“Zelar pelos dos bens pertencentes à União e a disponibilidade destes é atribuição do Congresso Nacional, sendo obrigatória sua participação para sustar atos que exorbitem o poder regulamentar do Poder Executivo”, afirmou hoje na sessão.

Alexandre de Moraes abriu a divergência e obteve a adesão da maioria, com os votos de Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Luiz Fux.

“Não se perde com criação de subsidiária. Não me parece que haja qualquer desrespeito à decisão do STF. Não há desvio de finalidade, não há fraude. Não é para fatiar, mas é um elaborado plano voltado para garantir maiores investimentos, priorizar determinadas áreas e garantir maior eficiência e eficácia. Processo de desinvestimento pretende garantir melhor realocação das verbas da estatal”, afirmou Moraes no julgamento.

Artigo anteriorMICHELLE BOLSONARO TINHA AUTORIZAÇÃO DA EMPRESA DOADORA PARA COMPRAR CESTAS BÁSICAS AO INVÉS DE TESTES
Próximo artigoANVISA RECEBE PEDIDO DE REGISTRO DA VACINA DE OXFORD; SOLICITAÇÃO É A PRIMEIRA NO BRASIL

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui