Defesa Civil Nacional capacita 40 agentes no Rio Grande do Norte sobre prevenção e resposta a desastres

Curso itinerante tem objetivo de treinar mais de mil agentes em todo o país. Etapa inicial prevê treinamento em todos os estados do Nordeste_

0

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) realizou, nesta terça-feira (08), um curso de capacitação para 40 agentes de defesas civis municipais do Rio Grande do Norte. O evento contou com a participação de representantes de 18 municípios potiguares e teve o objetivo de demonstrar e tirar dúvidas sobre o uso de ferramentas como o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD) e a Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap).

O evento, que nesta primeira etapa está sendo realizado na Região Nordeste, tem caráter itinerante e vai percorrer todo o Brasil até o fim do ano. A intenção é capacitar cerca de 1 mil profissionais das defesas civis estaduais e municipais do País. Segundo o coordenador de Monitoramento e Alerta da Sedec, até o momento, cerca de 300 pessoas já foram treinadas.

“A oficina é muito importante porque difunde uma doutrina e um conhecimento na elaboração de alertas para a população e permite aos municípios melhorarem a capacidade de resposta aos eventos”, destacou o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun.

A capacitação utiliza como ferramenta o Guia Prático de Utilização de Alertas do Governo Federal para Ações de Preparação para Desastres, elaborado pelo MDR para explicar como utilizar os instrumentos da defesa civil e também como adotar medidas de preparação para o enfrentamento a desastres naturais. (https://www.gov.br/mdr/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/protecao-e-defesa-civil-sedec/guiapraticodesastres.pdf). A publicação foi elaborada por meio de cooperação técnica entre o MDR e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud Brasil).

*Cenad*

O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) é coordenado pela Sedec e tem uma estrutura de monitoramento constante de informações sobre possíveis desastres no País, com atuação 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana e feriados.

O Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) é a principal plataforma do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. É por meio dela que estados e benefícios solicitam reconhecimento federal de situação de emergência ou de calamidade pública e também recursos para ações de resposta aos desastres naturais e reconstrução de estruturas públicas danificadas.

A Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap) é um importante instrumento de emissão de alertas de riscos de desastres e emergências à população. A ferramenta é oferecida aos estados e aos municípios para emissão de alertas via SMS, TV por assinatura e pelo Google Alertas Públicos.

Para os moradores receberem as informações, basta enviar um SMS com o CEP de interesse para o número 40199. De imediato, a seguinte mensagem confirmará o êxito da operação: “Cadastro realizado com sucesso. O celular está apto a receber alertas e recomendações de defesa civil”. É permitido cadastrar mais de um CEP.

Artigo anteriorCidade do RN amplia toque de recolher e proíbe entrada de visitantes
Próximo artigoEUA flexibilizam recomendações de viagens a 61 países

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui