Deputado pede retirada de presos dos grupos prioritários de vacinação: “Inversão total de valores”

O deputado estadual Subtenente Eliabe (SDD) solicitou, através de requerimento, a retirada da população carcerária dos grupos prioritários de imunização contra a Covid-19. O pedido foi apresentado ao Ministério da Saúde que, através do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO), fixou a vacinação da população privada de liberdade como prioritária.

De acordo com o deputado, a prioridade da imunização de presos não se justifica. “É importante destacar que a vacinação de um presidiário significa uma vacina a menos para grupos que estão mais vulneráveis ao vírus ou que prestam serviços essenciais, como profissionais de saúde e segurança. Imunizar os presos antes é uma inversão total de valores”, afirma o parlamentar. Desta forma, este grupo passaria a ser vacinado em conjunto com a população que não se enquadra nas outras prioridades fixadas pelo PNO.

A solicitação do deputado também foi encaminhada à gestão estadual, para que seja feita a gestão das prioridades. De acordo com informações do portal RN Mais Vacina, plataforma do Governo do Estado, a imunização dos presos já começou no Rio Grande do Norte.

Fonte: Portal Grande Ponto