Início Destaque Deputados vão a hospital do RN e encontram equipamento quebrado há dois...

Deputados vão a hospital do RN e encontram equipamento quebrado há dois anos

Em busca de melhorias para a saúde da população de Parnamirim e região, os deputados da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, Getúlio Rêgo (DEM), Galeno Torquato (PSD) e Cristiane Dantas (SDD), estiveram no Hospital Regional Deoclécio Marques nesta quinta-feira (18), para uma visita de fiscalização.

Em reunião com a diretora-geral e o diretor-médico da unidade, os parlamentares reivindicaram o funcionamento do tomógrafo da unidade, quebrado há dois anos, e a regulação do fluxo de atendimento de urgência e emergência dos pacientes ortopédicos, oriundos da UPA de Parnamirim, para a unidade.

“Não tem sentido o paciente daqui do município ser atendido com urgência no Hospital Walfredo Gurgel e depois ser regulado para cá. É um deslocamento desnecessário. Hoje a população de Parnamirim tem um hospital que não atende diretamente à necessidade da população. Então, estamos aqui em busca de dialogar e viabilizar uma solução”, disse a deputada estadual Cristiane Dantas.

Entre outras demandas, os deputados também constataram a necessidade de aquisição de uma nova ambulância para transferência de pacientes e se comprometeram em destinar uma emenda conjunta no orçamento do Estado. Sobre o tomógrafo a diretora-geral, dra. Maria José Pontes, informou que um novo equipamento foi adquirido, com previsão de instalação até o fim deste mês.

Com relação à mudança do fluxo de atendimento dos pacientes de Parnamirim para urgência em traumatologia e ortopedia, a Comissão enviará solicitação formal à Secretaria Estadual de Saúde e pediu a direção da unidade para realização de um estudo e levantamento de necessidades de infraestrutura, pessoal e insumos.

Além das reivindicações apresentadas, os parlamentares ainda visitaram a obra de ampliação dos leitos da unidade, que tem previsão de conclusão para abril de 2022 e conta com recursos de mais de R$ 2,4 milhões, por meio de convênio com o Ministério da Saúde e Caixa Econômica Federal.

Durante a visita, os deputados estiveram também acompanhados dos vereadores da Câmara Municipal de Parnamirim, Wolney França, Michael Borges, Irani Guedes e Marquinho da Climep, Gustavo Negócio e Vavá Azevedo.

 Deputados vão a hospital do RN e encontram equipamento quebrado há dois anos

Fonte: Portal Grande Ponto