DER/RN avalia elevar altura de trecho alagado na Rota do Sol

0

O Departamento de Estradas de Rodagens do Rio Grande do Norte (DER/RN) estuda a possibilidade de elevar parte da pista da Rota do Sol para resolver o problema de alagamento recorrente no local durante o período chuvoso. De acordo com o presidente do Departamento, Manoel Marques, atualmente o DER e a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) trabalham em conjunto para tentar garantir a drenagem do local, mas os esforços não são capazes de retirar a totalidade da água e, de acordo com o Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), não é incomum que veículos acabem quebrando ao tentar passar pelas poças em dias de chuva mais intensa, como ocorreu ao longo do fim de semana passado.

De acordo com a Caern e o DER, a solução definitiva para a situação da região, e que pretende resolver boa parte dos problemas de alagamento da zona Sul da cidade, está na conclusão da obra da Estação de Tratamento de Esgotos do Guarapes, a ETE Guarapes, prevista para ser entregue apenas em 2022.

Segundo o comandante do CPRE, Tenente-Coronel Manoel Kennedy, os alagamentos não chegaram a provocar um aumento dos acidentes no local, mas há registros de veículos que acabam “ficando” ao tentar passar pelas áreas inundadas. “Como o nível da água fica muito alto, alguns veículos mais baixos tentam passar e acabam ficando. Surpreendentemente, não há registro de aumento de acidentes mas, como em toda área alagada, acaba gerando esse efeito. Lá é mais visível porque o fluxo de carros é grande”, explicou o comandante. No último fim de semana, imagens aéreas registraram engarrafamentos na região em virtude do alagamento.

O engenheiro Manoel Marques, que está à frente do DER, disse que aquela região possuía cerca de três lagoas, uma das quais transborda quando as chuvas ficam mais intensas, avançando para a pista. “Na verdade, por aquela ser uma região de dunas, boa parte é absorvida pelo lençol freático, e a Caern está bombeando direto ali, mas mesmo assim acaba não sendo suficiente”, explicou.

TRIBUNA DO NORTE

Artigo anteriorAbastecimento de água é suspenso em 30 cidades do RN para conserto de vazamento; veja quais
Próximo artigoInfectologista Kleber Luz diz que distribuição de medicamentos sem comprovação científica de eficácia é má utilização dos recursos públicos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui