ESTRATÉGIAS’, SUPOSTAS ORIENTAÇÕES, LEGAL OU ILEGAL: Confira íntegra de material de 50 páginas de conversas entre procuradores da Lava Jato e Sergio Moro

0

10 ESTRATÉGIAS’, SUPOSTAS ORIENTAÇÕES, LEGAL OU ILEGAL: Confira íntegra de material de 50 páginas de conversas entre procuradores da Lava Jato e Sergio Moro20- ESTRATÉGIAS’, SUPOSTAS ORIENTAÇÕES, LEGAL OU ILEGAL: Confira íntegra de material de 50 páginas de conversas entre procuradores da Lava Jato e Sergio MoroFoto: Reprodução

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), retirou o sigilo das conversas entre procuradores da Operação Lava Jato e o ex-juiz Sergio Moro. O conteúdo de novos diálogos foi incluído nesta segunda (1) no processo pela defesa do ex-presidente Lula. O material tem, ao todo, 50 páginas e é inédito. (LEIA AQUI, NA ÍNTEGRA).

As mensagens obtidas pelo Intercept e divulgadas pelo site e por outros órgãos de imprensa, como a Folha, expuseram a proximidade entre Moro e os procuradores da Lava Jato e colocaram em dúvida a imparcialidade como juiz do atual ministro da Justiça no julgamento dos processos da operação.

Quando as primeiras mensagens vieram à tona, em junho de 2019, o Intercept informou que obteve o material de uma fonte anônima, que pediu sigilo. O pacote inclui mensagens privadas e de grupos da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, no aplicativo Telegram, a partir de 2015.

Caso haja entendimento de que Moro estava comprometido com a Procuradoria (ou seja, era suspeito), as sentenças proferidas por ele poderão ser anuladas. Isso inclui o processo contra Lula no caso do tríplex de Guarujá, que levou o petistas à prisão em 2018, está sendo avaliado pelo STF e deve ser julgado neste ano.

Segundo o Código de Processo Penal, “o juiz dar-se-á por suspeito, e, se não o fizer, poderá ser recusado por qualquer das partes” se “tiver aconselhado qualquer das partes”. Afirma ainda que sentenças proferidas por juízes suspeitos podem ser anuladas.

Já o Código de Ética da Magistratura afirma que “o magistrado imparcial” é aquele que mantém “ao longo de todo o processo uma distância equivalente das partes e evita todo o tipo de comportamento que possa refletir favoritismo, predisposição ou preconceito”.

No caso de Deltan, as mensagens trocadas pelo Telegram indicam que o procurador incentivou colegas em Brasília e Curitiba a investigar os ministros do STF Dias Toffoli e Gilmar Mendes sigilosamente.

A legislação brasileira não permite que procuradores de primeira instância, como é o caso dos integrantes da força-tarefa, façam apurações sobre ministros de tribunais superiores.

Moro e Deltan têm repetido que não reconhecem a autenticidade das mensagens, mas que, se forem verdadeiras, não contêm ilegalidades.

30 ESTRATÉGIAS’, SUPOSTAS ORIENTAÇÕES, LEGAL OU ILEGAL: Confira íntegra de material de 50 páginas de conversas entre procuradores da Lava Jato e Sergio Moro40 ESTRATÉGIAS’, SUPOSTAS ORIENTAÇÕES, LEGAL OU ILEGAL: Confira íntegra de material de 50 páginas de conversas entre procuradores da Lava Jato e Sergio MoroFoto: Reprodução

Com acréscimo de Folha de SP

Artigo anteriorRaio atinge casa e derruba telhado e paredes no interior do RN; idoso de 82 anos tem ferimentos leves
Próximo artigoSessão para escolha do novo presidente do Senado está em andamento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui