Início BRASIL Estudo aponta que remédio utilizado para outra doença pode diminuir mortes por...

Estudo aponta que remédio utilizado para outra doença pode diminuir mortes por Covid-19 em 38%

0

 Estudo aponta que remédio utilizado para outra doença pode diminuir mortes por Covid-19 em 38%

Um remédio anti-inflamatório usado no tratamento de artrite reumatoide pode reduzir a taxa de mortalidade de pacientes graves com Covid-19 em até 38%, segundo um estudo feito com participação da Universidade Federal do ABC (UFABC).

De acordo com os resultados, o medicamento baricitinibe consegue controlar a inflamação causada pelo coronavírus. A pesquisa foi feita em 12 clínicas espalhadas pelo Brasil e os resultados foram unidos na publicação preliminar. 1.525 voluntários estiveram envolvidos.

Quem patrocinou os testes foi o laboratório Eli Lilly, fabricante do medicamento. O estudo foi publicado em fase preliminar e ainda vai ser publicado em um periódico, onde vai passar por revisões. “Aproximadamente, a cada 20 pacientes, uma vida foi salva recebendo o remédio”, explica Adilson Cavalcanti, infectologista que coordenou o estudo no Hospital Anchieta, de São Bernardo do Campo (SP), ao O Globo.

Durante os testes, o medicamento para artrite foi aplicado em um grupo junto com o tratamento padrão da Covid-19. Já um segundo grupo recebeu apenas os remédios convencionais para tratar o vírus e placebo no lugar do medicamento testado. Os resultados mostram que a redução da mortalidade foi de 46% entre os que receberam o baricitinibe.

“Apesar de a redução da progressão da doença não ter atingido significância estatística, o tratamento com o baricitinibe junto da terapia padrão (incluindo a dexametasona) reduziu a mortalidade significativamente”, escreveram os autores do estudo internacional feito pela Universidade Emory, de Atlanta (EUA).

Agora, o medicamento para artrite deve ter seu pedido de liberação emergencial concedido pela Anvisa. A Food and Drug Administration (FDA) já autorizou o produto nos EUA.

 

Artigo anteriorCriminosos fazem arrastão em clínica em Natal e são presos logo depois pela PM
Próximo artigoMinistério de Rogério Marinho entregou 2.100 obras no 1º semestre, média de 11,5 por dia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui