Fábio Faria libera R$ 10 milhões para conexão de internet em instituições de ensino no RN

Foto: Divulgação

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, liberou nesta segunda-feira (26), em Natal-RN, recursos na ordem de R$ 10 milhões para conclusão do Projeto Infovia Potiguar. A cerimônia contou com a presença do reitor da UFRN, José Daniel Diniz, representando as instituições de ensino no Estado, que serão beneficiadas.

O Projeto Infovia Potiguar fortalece a inclusão digital na rede de instituições de educação. São sete redes metropolitanas contempladas, recebendo a instalação de fibra ótica para conexão de alta qualidade: Mossoró, Caícó, Currais Novos, Santa Cruz, Açu/Ipanguaçu, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, João Câmara e Pau dos Ferros.

“A materialização do projeto Infovia Potiguar começa pelo Setor Leste – composto pelo trecho João Câmara-Ceará Mirim e pelas redes metropolitanas de João Câmara, Ceará-Mirim e São Gonçalo do Amarante – que deve ser concluído em agosto de 2021. Em outubro, será entregue o Setor Oeste – formado pelo trecho Pau dos Ferros-Mossoró e pela rede metropolitana de Pau dos Ferros. Nesse município, serão 25 pontos com conexão”, informou o ministro Fábio Faria.

Na lista de entidades beneficiadas estão oito escolas, unidades de saúde, complexo penal, as universidades Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e Federal Rural do Semiárido (UFERSA), o Instituto Federal (IFRN) e órgãos da administração pública.

O Infovia Potiguar é desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e do Ministério das Comunicações (MCom). Com a instalação da rede de fibra ótica no interior do estado, a velocidade da conexão deve chegar 100 Gbps (Gigabits).