Fábricas chinesas são incendiadas em dia de protestos

0

As forças de segurança de Mianmar mataram pelo menos 38 pessoas no domingo (14) em um dos dias mais mortíferos desde que as forças armadas tomaram o poder em um golpe militar, e declararam lei marcial em seis áreas depois que fábricas financiadas pela China foram incendiadas.

A maior quantidade de vítimas foi registrada em um subúrbio industrial de Yangon, onde militares e policiais abriram fogo contra manifestantes desarmados, matando pelo menos 22, de acordo com o grupo de defesa Associação de Assistência para Prisioneiros Políticos (AAPP).

Pelo menos 16 pessoas foram mortas em outras regiões do país no domingo, incluindo na segunda maior cidade do país, Mandalay, e em Bago, onde a mídia estatal disse que um policial morreu devido a um ferimento no peito após um confronto com manifestantes – o segundo policial morto nos protestos.

As mortes no fim de semana trazem o número de vítimas desde o golpe de estado subir para pelo menos 126 pessoas, de acordo com a AAPP.

A embaixada chinesa em Mianmar disse que várias fábricas financiadas pela China foram destruídas e incendiadas na zona industrial de Yangon durante os protestos de domingo. Cidadãos chineses também ficaram feridos, de acordo com a embaixada.

Não está claro quem foram os perpetradores e nenhum grupo reivindicou a responsabilidade pelos incêndios.

“A China insta Mianmar a tomar mais medidas eficazes para impedir todos os atos de violência, punir os perpetradores de acordo com a lei e garantir a segurança da vida e da propriedade de empresas e funcionários chineses em Mianmar”, afirmou a emissora chinesa CGTN ao ler comunicado da embaixada.

Manifestantes anti-golpe suspeitam da China, com manifestações frequentes visando a embaixada chinesa em Yangon e manifestantes acusando Pequim de apoiar o golpe e a junta militar.

Artigo anteriorDesespero? Maia sinaliza que MDB pode apoiar Lula contra Bolsonaro
Próximo artigoFamílias de Marquinhos e de outro craque do PSG são sequestradas durante partida do clube em Paris

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui