FOTOS: Avião militar das Filipinas cai com 96 pessoas a bordo; há ao menos 29 mortos e 50 sobreviventes

a1 FOTOS: Avião militar das Filipinas cai com 96 pessoas a bordo; há ao menos 29 mortos e 50 sobreviventesFoto: reprodução/Twitter

a2 FOTOS: Avião militar das Filipinas cai com 96 pessoas a bordo; há ao menos 29 mortos e 50 sobreviventesFoto: EFE

a3 FOTOS: Avião militar das Filipinas cai com 96 pessoas a bordo; há ao menos 29 mortos e 50 sobreviventesFoto: Joint Task Force Sulu/Handout via REUTERS

a4 FOTOS: Avião militar das Filipinas cai com 96 pessoas a bordo; há ao menos 29 mortos e 50 sobreviventesFoto: Reuters

Entre as 96 pessoas a bordo, estavam três pilotos e cinco tripulantes, de acordo com o ministro da defesa das Filipinas.

O avião C-130 que transportava tropas com destino a operações de contra-insurgência tentava pousar na ilha de Joló, na província de Sulu, conforme reportou a AFP.

O exército no arquipélago filipino tem travado uma longa guerra contra militantes islâmicos de Abu Sayyaf e outras facções.

Vinte e nove pessoas morreram e 50 foram levadas ao hospital; há 17 desaparecidos, disseram os militares em um comunicado, acrescentando que ainda há esperança de encontrar sobreviventes.

“Vários soldados foram vistos saltando da aeronave antes que ela atingisse o solo, poupando-os da explosão causada pelo acidente”, disse a unidade, a Força-Tarefa Conjunta Sulu, em comunicado.

Bombeiros militares e civis foram destacados para apagar o incêndio, e as operações de resgate estão focadas em retirar os sobreviventes do local do acidente, de acordo com a CNN Filipinas.

As fotos mostram chamas e fumaça saindo dos destroços espalhados entre as árvores enquanto homens em uniformes de combate circulavam.

Causa do acidente

Um porta-voz militar, o coronel Edgard Arevalo, disse que não havia indicação de qualquer ataque ao avião, mas que a investigação do acidente não havia começado, e os esforços estavam concentrados em resgate e tratamento dos sobreviventes.

CNN Brasil com Reuters