General Girão é homenageado pela Fenacam

 

Presidente da Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido, o deputado federal General Girão foi homenageado pela Feira Nacional do Camarão – Fenacam, na noite desta quinta-feira (18). A honraria foi entregue durante a realização da 17ª edição do evento, que já se consolidou como o acontecimento técnico-científico e empresarial mais importante da Aquicultura e da Carcinicultura Brasileira e Latino Americana.

O parlamentar federal agradeceu a honraria recebida e ressaltou a importância do apoio ao setor. “Esta é uma semana muito importante para o setor produtivo de camarão no Rio Grande do Norte, estado que tem o diferencial também de produzir o camarão em cativeiro. Então, fico muito feliz e grato por receber esta homenagem que é o reconhecimento do nosso apoio a quem produz, a quem potiguariza. Durante estes três anos de mandato, nós temos percorrido o nosso estado e visitado vários produtores de camarão. Vimos a tecnologia que eles utilizam, a quantidade de emprego que eles geram e a possibilidade de arrecadação que eles proporcionam. É, portanto, um setor que realmente merece o nosso apoio e, por isso, fico muito honrado em ter tido o nosso trabalho reconhecido”, pontuou o General Girão.

O deputado federal também esteve presente durante a abertura da 17ª Fenacam, na última terça-feira (16), e, na ocasião, destacou a necessidade de leis que estimulem o setor. “Nos alegra e nos causa preocupação saber que a legislação não acompanha aqueles que estão produzindo. Em alguns momentos nós precisamos ter a legislação à frente, como estimuladora da produção. As pessoas que produzem no nosso Estado, que sabem o valor da produção e da geração de emprego, aqueles que estão potiguarizando, precisam da nossa ação para o desenvolvimento de infraestrutura essencial para baixar o custo da produção. Cabe a nós, que fazemos o Poder Legislativo Federal, criar alternativas de melhoria da legislação e apoiar com a destinação de emendas para o que for possível”, acrescentou o General Girão, informando que destinou, neste ano de 2021, recursos na ordem de R$ 200 mil para a Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC).

Ainda durante a abertura, o secretário especial de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Jorge Seif, ressaltou o apoio do General Girão ao setor por meio de emendas “para modernizar sistemas e servir ao povo das águas, sejam pescadores ou produtores”.

O evento, que prossegue até esta sexta-feira (19), voltou a ser sediado no Rio Grande do Norte e tem o objetivo de retomar ao Estado o posto de maior produtor de camarão do Brasil, que atualmente está com o Ceará. A Feira reúne toda a cadeia produtiva, envolvendo os setores técnico-científico, comercial e empresarial da carcinicultura, piscicultura e malacocultura brasileira.