Globo leva multa milionária do Procon por ‘briga’ com Palmeiras

0

Torcedores do clube paulista afirmam que não foram avisados de que a emissora não exibiria jogos do time no Premiere

Envolvida em uma série de imbróglios jurídicos e fiscais recentes, a Globo foi multada pelo Procon em R$ 9,9 milhões por não ter avisado aos assinantes do Premiere, seu serviço de pay-per-view do futebol, que a plataforma não iria exibir jogos do Palmeiras e do Athletico Paranaense. Desde 2019, os dois clubes não possuem acordo financeiro com a emissora para exibição do Brasileirão.

A Globo afirma que há abuso na aplicação da multa e entrou na Justiça para impedir o pagamento. O processo corre na Vara da Fazenda Pública da Capital do Tribunal de Justiça de São Paulo. Entre os argumentos para não pagar a multa, a empresa alega que avisou em seus sites de comunicação direta a falta de acordo com os dois clubes.

Em sua defesa, a empresa repassa a culpa para operadoras de TV por assinatura, que teriam demorado a colocar tal aviso para os assinantes. Como forma de embasar os argumentos, advogados da TV mostram prints do site do Premiere na época, com alertas sobre os jogos de Palmeiras e Athetico Paranaense.

O Procon, por sua vez, afirma que comprovou denúncias de torcedores dos clubes que se sentiram lesados por pagar o valor total da assinatura do Premiere. Diversos torcedores do Palmeiras denunciaram a emissora com a alegação de que não foram avisados formalmente e argumentaram ainda que o valor da assinatura não deveria ser cobrado na íntegra.

Na aplicação da multa, o Procon alegou que “a abusividade da conduta apontada no auto de infração configura-se na medida em que, com a redução nas transmissões dos jogos conforme ofertado, é nítida a diminuição do valor do serviço contratado, devendo dessa forma promover a compensação financeira aos consumidores”.

A Globo, por sua vez, justificou que, por causa dos seus avisos e de notícias veiculadas na imprensa, qualquer torcedor poderia ter conhecimento de que a emissora só tinha direito de 18 dos 20 clubes do Brasileirão no Premiere. A TV disse também que não praticou propaganda enganosa, pois diz que o Premiere tem “a maior cobertura o Brasileirão” e não “todos os jogos”.

Artigo anteriorMarta faz história e comanda goleada do Brasil sobre a China em Tóquio
Próximo artigoLuís Miranda chora ao celebrar cancelamento de contrato da Precisa com fabricante da Covaxin, VEJA VÍDEO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui