Guarda Municipal prende homem que extraiu orquídeas de área de preservação do Parque da Cidade em Natal

Prisão foi feita no fim de semana, durante patrulhamento de rotina na região de mata onde estão situadas as trilhas naturais. Por G1 RN

0

Guarda Municipal prende homem com sacola de orquídeas extraídas de área de preservação do Parque da Cidade — Foto: Divulgação

Um homem foi detido por agentes da Ronda de Proteção Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Ropam/GMN) ao tentar roubar espécies de orquídeas da Unidade de Conservação Ambiental onde se localiza o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. A prisão foi feita neste fim de semana, durante um patrulhamento de rotina na região de mata onde estão situadas as trilhas naturais.

“Geralmente, nesses locais isolados é possível flagrar pessoas invadindo a área que tem proibição de acesso a qualquer pessoa sem a devida autorização do órgão ambiental competente”, falou o coordenador do Grupamento de Ação Ambiental da GMN, Isaac Cruz.

As plantas recuperadas pelos guardas municipais foram levadas para o Parque da Cidade e entregues ao setor de manejo ambiental para que seja efetuada a reintrodução das orquídeas no habitat.

 

O homem foi conduzido à Central de Flagrantes da Polícia Civil, onde foi registrada a prisão, ficando o preso à disposição da justiça.

De acordo com os guardas municipais, esse tipo de crime ambiental é cometido com intuito de colocar os exemplares de orquídeas à venda, considerando que parte do público consumidor destas espécies adquire sem se preocupar com a origem das mesmas.

A Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), que instituiu o Sistema Nacional de Unidade de Conservação, proíbe a retirada de qualquer elemento da fauna e da flora proveniente de áreas de proteção ambiental.

Artigo anteriorCaminhoneiros não devem parar nessa segunda atendendo ao pedido do presidente Da República
Próximo artigoVídeo:Dupla rouba carro e mata vítima atropelada em Macaíba: “achei pouco”, diz bandido

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui