Heineken anuncia trabalho remoto permanente para áreas corporativas no Brasil

0

heineken Heineken anuncia trabalho remoto permanente para áreas corporativas no BrasilFoto: Edna Marcelino

O Grupo Heineken decidiu adotar regime de teletrabalho definitivo a 1,3 mil colaboradores de áreas corporativas da empresa no Brasil.

A mudança, que passou a valer na prática nesta semana, está conectada a outras decisões de transformação da cervejaria, que percebe na mudança uma forma de acelerar a internalização da cultura digital, além do ganho com a redução de custos operacionais nas unidades de São Paulo e Itu.

“Depois de nove meses trabalhando de forma remota, entendemos que este modelo oferece aos nossos colaboradores uma série de benefícios, como a autonomia e a flexibilidade. Para a empresa, a mudança acelera a transformação de nossa cultura rumo a um mindset cada vez mais digital”, comenta Raquel Zagui, vice-presidente de Recursos Humanos do Grupo. A empresa adequou sua política de benefícios e o contrato de trabalho de acordo com a regulamentação vigente para o teletrabalho.

O modelo é diferente do home office, com regulamentação e práticas distintas, pois os colaboradores precisam trabalhar no mínimo 3 vezes por semana fora das dependências da companhia. Já o home office continua sendo uma possibilidade para as áreas administrativas das cervejarias, que não entrarão no modelo de teletrabalho e, portanto, poderão trabalhar remotamente no máximo duas vezes por semana. O grupo tem mais 15 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, e gera 13 mil empregos no território nacional.

Para as demais áreas administrativas das 15 unidades produtivas, os colaboradores continuarão no modelo home office até o fim da pandemia. Superado esse período, a prática se manterá como uma opção, com trabalho remoto a até duas vezes por semana fora das dependências da Companhia, conforme a regulamentação vigente.

Hubs de conexão e saúde mental

Sobre as estruturas físicas que eram ocupadas antes da pandemia nas unidades de São Paulo e Itu, a companhia está transformando os escritórios em hubs de acomodação, encontros e conexão, que poderão ser utilizados quando for mais seguro para todos.

O mesmo conceito está sendo adotado nos Centros de Distribuição localizados no bairro do Sacomã e na cidade de Sumaré (SP), unidades estrategicamente instaladas para facilitar o acesso dos colaboradores corporativos. A empresa acredita que desta maneira conseguirá garantir conexões entre as pessoas.

Além disso, foi inaugurada neste ano a plataforma Heineken Cuida, que oferece suporte mental, emocional e físico 24h por dia, sete dias por semana. O espaço traz conteúdos e informações para todos os colaboradores. Também capacita a liderança a identificar questões referentes ao time, bem como promover ajustes estruturais sempre que necessário.

“Sabemos que, em grandes movimentações como essa, podemos encontrar desafios pelo caminho, mas estamos dispostos a aprender e ouvir os nossos públicos a cada etapa da transição, por isso, estamos bastante otimistas com o que está por vir”, complementa Raquel.

CNN Brasil

Artigo anteriorBoletim epidemiológico do Ministério da Saúde nesta semana destaca RN entre estados com quedas mais efetivas de óbitos por covid
Próximo artigoGoverno federal atende China e não exclui país do 5G

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui