Idosos de 88 e 94 anos ficam internados em cadeiras em UPA sem leitos disponíveis em Natal

0

Na UPA Potengi, idoso aguarda leito em cadeira desde ontem

Dois idosos tiveram que passar mais de 24 horas internados em cadeiras e poltronas na UPA Potengi, na Zona Norte de Natal, entre esta quarta (10) e a quinta-feira (11), porque não havia leitos disponíveis para os dois durante esse período, segundo confirmou a direção da unidade.

Até o início da tarde desta quinta, os dois ainda seguiam nas cadeiras da UPA no aguardo de uma vaga. Segundo o diretor médico da unidade, pelo menos um deles foi regulado e será transferido. Os dois não têm casos de Covid-19 confirmados.

Um deles é Geraldo Herculano, de 94 anos, que foi levado pela filha para a UPA porque não estava se alimentando. “Ele está sem se alimentar pelo fato de ter Alzheimer. Ele não está conseguindo mais deglutir, se alimentar. Eu relutei muito para trazê-lo, mas eu não ia deixar meu pai morrer de fome. Quando eu cheguei aqui, colocaram ele como se tivesse Covid-19. Então, ele está sentado numa cadeira junto com as pessoas que têm”, reclamou a filha, a cabelereira Aparecida Herculano.

whatsapp-image-2021-02-11-at-16.28.26 Idosos de 88 e 94 anos ficam internados em cadeiras em UPA sem leitos disponíveis em Natal

Idosos ficam internados em UPA Potengi em cadeiras — Foto: Cedida

A filha diz que o pai realizou um primeiro teste rápido para Covid-19, que deu negativo. Apesar disso, ele seguiu em uma sala com pacientes que tiveram a doença confirmada, segundo a família “Meu pai vai se contaminar com certeza, porque ele está o tempo todo na sala e o senhor que estava com Covid-19 estava tirando máscara, se alimentando junto com todo mundo. Meu pai está numa cadeira, debilitado”.

“Eu estou numa situação difícil, estou nervosa demais, passei o dia brigando aqui dentro pela situação do meu pai. Eu quero que ele fique num leito, porque o meu pai não consegue ficar sentado. Então, para ele é uma tortura”.

Quem também está em uma situação semelhante é a Dona Angelita, de 88 anos. Segundo a filha, Maria José de Moura, a mãe também está há mais de 24 horas em um cadeira na UPA Potengi.

Ela deu entrada na unidade com febre alta. “Eu peço o mínimo de dignidade pra uma senhora de 88 anos. Ela está uma cadeira desde ontem (quarta)”, reclamou a filha.

whatsapp-image-2021-02-11-at-16.28.27 Idosos de 88 e 94 anos ficam internados em cadeiras em UPA sem leitos disponíveis em Natal

Idosos ficam internados em cadeiras na UPA Potengi — Foto: Cedida

Demanda grande

 

O diretor médico da UPA Potengi, Diego Barreto, explicou que a quarta-feira (10) foi um dia atípico na unidade, com uma alta demanda de pacientes, o que prejudicou o atendimento de alguns. Segundo ele, ao menos Geraldo Herculano foi regulado para ser transferido.

“Ele (Gerlado Herculano) está na poltrona esperando alguns exames. Ontem (quarta-feira) foi um dia muito atípico, tivemos uma demanda muito grande e durante um período ficamos sem leitos. Porém, essas remoções foram efetuadas durante o dia e noite e já estamos com um leito para ele”, explicou.

Segundo Diego Barreto, existe uma suspeita de que o idoso de 94 anos esteja com Covid-19. “Ele está sendo avaliado. Existe uma suspeita de Covid-19, porém não confirmada. Devido a essa suspeita, a gente está aguardando o resultado pra saber o que vai ser direcionado pra ele”, disse.

Sobre os pacientes confirmados com Covid-19 que estavam ao lado do idoso, ele disse que “os pacientes que foram confirmados, foram retirados e isolados”.

“A Secretaria Municipal de Natal trabalha num sistema de elo, com as Upas, os transportes sanitários, o Samu nas remoções, e o Hospital de Campanha, pra onde são encaminhados para o tratamento. Tudo isso é seguido à risca. Pra gente encaminhar, a gente tem que ter uma estabilização dele primeiro, ou diagnóstico fechado, para poder encaminhá-lo”, disse o médico.

No momento, Diego Barreto diz que o estado de saúde o idoso é estável. “Algumas comorbidades existem. Ele chegou com dispneia e isso fez a gente suspeitar de Covid-19. A saturação um pouco baixa. Mas a situação dele agora é estável e estamos com um leito pronto pra ele”.

Artigo anteriorMUNDOPedido de socorro é registrado de dentro de caminhão com cerca de 80 pessoas.
Próximo artigoMinistério Público registra 650 denúncias de ‘fura-filas’ em vacinação contra Covid-19 no RN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui