Lei Lucas Santos é sancionada em Natal

0

 

O prefeito Álvaro Dias sancionou o Projeto de Lei que institui a Campanha Agosto Verde, cujo objetivo é conscientizar sobre o uso saudável das redes sociais e o combate ao cyberbullying em âmbito municipal. A Lei nº 7.193/2021 receberá o nome de Lucas Santos, jovem encontrado sem vida há pouco mais de um mês após ser vítima de comentários ofensivos em rede social. De autoria do vereador Anderson Lopes, a Lei foi publicada no Diário Oficial do Município desta terça-feira (14).

De acordo com o texto da lei, durante o mês de agosto, deverão ser promovidas diversas atividades de conscientização, entre elas, a realização de campanhas educativas em escolas das redes pública e privada, além da promoção de palestras, veiculação na mídia e a iluminação de prédios públicos com a cor verde. Em âmbito escolar, os projetos podem incluir os crimes cibernéticos, além de matérias congêneres que eduquem sobre como diagnosticar, denunciar e evitar práticas abusivas e ofensivas na internet.

Para o vereador autor da lei, é preciso encontrar formas de evitar que novas vidas sejam ceifadas por conta do cyberbullying. “O bullying cibernético vitimou o Lucas e o caso chamou atenção para esse grave problema que atinge a nossa sociedade. São jovens que estão debruçados na internet e alguns se escondem por trás de uma tela para disseminar o ódio. Nós não podemos aceitar a perda de outros Lucas, Joãos ou Marias por conta de haters. Então, acredito que esta Lei, sancionada hoje pelo prefeito Álvaro Dias, é parte importante de uma luta para pôr um fim nesses ataques cibernéticos”, pontua Anderson Lopes.

Pai de Lucas Santos, o empresário César Soanata agradeceu o apoio de todos para a efetivação da Lei que leva o nome do seu filho. “Nós temos que agradecer, em primeiro a lugar, a Deus por nos dar forças para continuar essa luta linda que temos pela frente. Agradecer ao vereador Anderson Lopes por ter encabeçado essa pauta junto conosco, agradecer a todos os vereadores que fazem a Câmara de Natal por terem nos apoiado e aprovado por unanimidade este Projeto e ao prefeito Álvaro Dias por ter sancionado a Lei Lucas Santos. Nós, como pais e cidadãos, esperamos que esta lei seja colocada em prática para que menos famílias e jovens se percam pelo caminho. É uma luta linda e difícil, mas acreditamos que Deus nos dará ainda mais forças para continuá-la”, afirmou César.

O projeto de lei determina, ainda que, as emissoras de Rádios e Televisão que gozarem de isenções, patrocínios e/ou benefícios análogos ficam obrigadas a divulgarem, em sua programação campanhas de mídia a serem publicadas, pelo menos, três vezes ao dia, com chamadas não inferiores a 30 segundos.

No último dia 03 de agosto, a morte do jovem Lucas Santos, de 16 anos, ganhou repercussão nacional. Filho da cantora Walkyria Santos e de César Soanata, como é conhecido no meio artístico, o adolescente foi encontrado sem vida após ser vítima de comentários ofensivos em vídeo publicado em rede social.

Artigo anteriorMamãe Falei, Joice, Ciro e Amoêdo e mais 6 são multados por não usarem máscaras em ato contra Bolsonaro em SP
Próximo artigoEmenda do General Girão possibilitará construção de pista de caminhada em Jardim do Seridó

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui