MAPA e Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido realizam o Agronordeste em Caicó

E8A46778-3082-4932-A5C1-FD1F382740F8-300x141 MAPA e Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido realizam o Agronordeste em Caicó

Presidente da Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido, o deputado federal General Girão participou, na manhã deste sábado (7), do Seminário “Agronordeste – RN, Expansão do de Mercado ao Produtor”, realizado no município de Caicó. Promovido pela Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no RN em parceria com a Frente, o evento discutiu, entre outros assuntos, sobre as vantagens na obtenção do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI).

Na ocasião, também foram apresentadas informações sobre o passo a passo para obter o SISBI na produção de pescados, ovos, leite, mel, carne e seus derivados, além das linhas de crédito para o SISBI nos bancos conveniados e de depoimentos de sucesso de quem já possui o Sistema.

O General Girão falou sobre a importância do evento e comemorou o sucesso do seminário. “A região do Seridó nunca havia recebido um evento deste porte e a realização deste em Caicó foi muito satisfatória para todos nós, principalmente, para os produtores. Esperamos que este seminário tenha resultados na produção do Rio Grande do Norte e que o nosso Seridó e todo Semiárido sejam protagonistas no crescimento econômico que vai projetar o nosso Estado para o Brasil e para o mundo”, afirmou o parlamentar federal.

O superintendente do MAPA no RN, Roberto Papa, explicou que, em março de 2020, a ministra Tereza Cristina delegou ao Rio Grande do Norte a responsabilidade de inspecionar os produtos de origem animal. Com isso, os produtos passaram a ter autorização para exportação para todo território nacional, o que antes do SISBI não era possível. “Para nós, isso foi um grande prêmio e essa ferramenta precisa ser divulgada para os produtores e para os grupos industriais do Rio Grande do Norte. As pessoas precisam ter conhecimento dessa novidade para procurar o Idiarn e fazer o registro no SISBI. O evento realizado em Caicó é parte de uma transformação que estamos realizando no Rio Grande do Norte. Nós mostramos ao produtores a importância de aderir a este selo e porque pretendemos transformar o nosso Estado, que hoje é importador de proteína animal, para ser exportador. Ou seja, inverter a rota da proteína animal do RN. Já temos 10 empresas que estão fazendo isso e podemos ter muito mais”, afirmou o superintendente do MAPA no RN.

Com realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Frente Parlamentar em Prol do Semiárido, o Seminário contou com o apoio do Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, SAPE, FAERN/SENAR, Sebrae, Fecomércio e IDIARN.