Mulher de 64 anos dá à luz primeira filha em Minas Gerais, “Sonho realizado”

0

FDD6DDA64F94w768h410 Mulher de 64 anos dá à luz primeira filha em Minas Gerais, "Sonho realizado"

Aos 64 anos e cheia de disposição, a  procuradora da prefeitura de Itabira (MG), Norma Maria de Oliveira deu à luz sua primeira  filha, na Maternidade Hospital Octaviano Neves, em  Belo Horizonte. A mãe e a filha, batizada de Ana Leticia, passam bem após realização de cesariana na unidade de saúde da capital de  Minas Gerais.

De acordo com a  ginecologista e  obstetra, especialista em gravidez de alto risco, Rita de Cássia Sousa Amaral, a  idosa conseguiu  engravidar por meio de uma  fertilização in vitro. “Os  óvulos foram de uma doadora anônima e os  espermatozoides do companheiro de Norma. Mas o que mais surpreendeu foi que o procedimento deu certo já na primeira tentativa”, comentou a médica.
Norma procurou a especialista em junho de 2017. Aos 63 anos, ela demonstrava muita disposição e vontade de gerar seu  primeiro filho. Depois de passar por vários exames e ter a certeza de que a saúde estava em dia, a procuradora passou pela fertilização in vitro e engravidou de Ana Leticia. “O problema maior, após o sucesso do procedimento, seria manter o organismo dela suportando o desgaste de uma  gravidez“, explicou a médica Rita de Cássia.
Para a felicidade de Norma, a gestação ocorreu dentro do previsto -com acompanhamento médico constante, e doses de anticoagulante, para evitar complicações por causa da idade. Nos últimos dias, a médica começou a notar alguns sinais de que estava na hora da pequena vir ao mundo.
“Notamos uma pequena alteração na circulação do  bebê e decidimos fazer o parto. Ela nasceu de cesariana, com 33 semanas e meia de gestação, está saudável, pesando 1,7 quilo e medindo 48 centímetros. As duas estão bem. E para a equipe médica é uma alegria e um grande avanço participar de um momento desse. Há poucos anos, nem se cogitava essa situação para uma mulher com mais de 60 anos. Foi uma experiência nova e gratificante para todos os envolvidos”, comemorou a especialista. A reportagem tentou falar com a nova  mamãe.Com dores por causa do parto, Norma Maria de Oliveira preferiu manter o momento de descanso após a cirurgia. A  bebê prematura está na  UTI Infantil, mas passa bem e deve ir para casa em breve.
Artigo anteriorIdosa que lia em alto-falante obituário de moradores de cidade de MS deixa gravado anúncio da própria morte
Próximo artigoSeringas são descartadas de forma irregular em dois locais da Zona Sul de Natal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui