Nas eleições 2020, 6,3 mil mulheres recebem um ou zero voto

0

Foto: Fabio Pozzebom/Agência Brasil

Das 173 mil mulheres aptas a disputar o cargo de vereador no domingo, 15, 6.372 tiveram apenas um ou nenhum voto, segundo levantamento do Estadão. A ausência de votos e o fato de nem a candidata ter votado nela mesma provocaram suspeitas de que essas mulheres tenham sido usadas como “laranjas” para que partidos pudessem driblar a lei e cumprir a cota de 30% de candidaturas femininas. Parte delas recebeu R$ 877 mil do fundo eleitoral, dinheiro público usado para financiar gastos de campanha.

A verba na conta de mais de 500 candidatas causa estranheza, já que todas tiveram desempenho pífio nas urnas, e pode ser mais um indício do “laranjal partidário”, com o lançamento de concorrentes “de fachada”. Desde 2018, partidos devem destinar, no mínimo, 30% do fundo eleitoral para campanhas femininas. Quem não cumprir a regra pode ter as contas rejeitadas, os repasses suspensos e ser obrigado a devolver o dinheiro.

Candidatas sem voto

No País inteiro, ao todo 6.372 mulheres candidatas ao cargo de vereador tiveram 0 ou 1 voto

 

fallback Nas eleições 2020, 6,3 mil mulheres recebem um ou zero voto

Imagem: reprodução/Estadão Conteúdo

O mapeamento do Estadão também identificou que, na lista de mulheres com nenhum ou apenas um voto, predominam candidaturas de pretas ou pardas (59%), enquanto brancas representam 39% e indígenas, 1%.

Estadão Conteúdo

 

Artigo anteriorCom alta na procura, Prefeitura de Natal abre centros Covid-19 no fim de semana
Próximo artigoFesta da padroeira de Natal encerra celebrações neste sábado (21); veja programação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui