Nova York suspende últimas restrições pela pandemia após vacinar 70% dos adultos

People sit in Times Square on June 11, 2021 in New York City. - Many restrictions aimed at curbing the spread of the virus have been lifted, and New York state governor Andrew Cuomo said that most of the remaining measures would be eliminated once 70 percent vaccination is achieved. (Photo by Angela Weiss / AFP)

Foto: Angela Weiss/AFP

O estado de Nova York levantou as últimas restrições impostas devido à pandemia de coronavírus, depois que mais de 70% dos adultos receberam ao menos uma dose da vacina, anunciou o governador Andrew Cuomo nesta terça-feira (15).

“Alcançamos 70% de vacinação. É a meta nacional, e nós a alcançamos antes do tempo. Isso significa que podemos voltar à vida como conhecíamos”, declarou Cuomo em coletiva de imprensa, mais de um ano depois que Nova York foi o epicentro nacional da pandemia em abril e maio de 2020.

Nova York é o primeiro grande estado que alcança esta marca, a qual o presidente Joe Biden quer alcançar em todo o país antes do dia da independência americana, em 4 de julho.

O estado de mais de 20 milhões de habitantes foi o epicentro nacional da pandemia e registrou mais de 42 mil mortes desde março de 2020, mais de 33 mil delas na cidade de Nova York, a maior do país.

Tanto a cidade quanto o estado adotaram medidas muito rígidas para conter o avanço do vírus, incluindo toques de recolher, fechamento total de restaurantes e outros comércios, e aulas completamente online para os estudantes, que foram levantadas progressivamente.

“Os nova-iorquinos sempre foram fortes, mas neste último ano provaram o quanto são. Parabéns, nova-iorquinos, por tudo o que seu trabalho duro conseguiu”, disse Cuomo em um comunicado.

Ele anunciou que para marcar este acontecimento, 13 locais emblemáticos do estado, incluindo o edifício do Empire State, o World Trade Center e as Cataratas do Niágara, serão iluminados na cor azul e dourado. Também haverá lançamento de fogos de artifício em vários lugares, como o porto de Nova York.

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, anunciou na segunda-feira um grande desfile para homenagear os trabalhadores essenciais em 7 de julho na avenida Broadway.

Alguns pequenos estados já alcançam taxas de vacinação inclusive mais altas que Nova York, como Vermont, no nordeste do país, que conseguiu vacinar mais de 80% dos adultos com a 1ª dose e também levanta as restrições a partir desta terça-feira.

R7