Pacientes da Covid têm dificuldade de encontrar vagas nos hospitais do Rio Grande do Norte

Quatro hospitais públicos estão lotados e na unidade referência para Covid em Natal, 25 dos 26 leitos estão ocupados.

0


Pacientes da Covid-19 estão com dificuldades de encontrar vagas nos hospitais do RN

Pacientes de Covid estão com dificuldades de encontrar vagas nos hospitais do Rio Grande do Norte.

Josineide ficou quatro dias esperando uma vaga de UTI no hospital de Touros, a 85 quilômetros de Natal. Ela tem 54 anos e está com Covid.

“Ela tem problema de Covid agora, pressão alta, diabete, pulmão, rins e está muito grave aqui no hospital, precisando urgentemente desse leito de UTI na Grande Natal”, disse Lindjeferson da Silva, cunhado de Josineide.

A Secretaria de Saúde do estado disse que a transferência demorou porque a paciente precisava de uma UTI com estrutura para hemodiálise. No início da tarde desta quinta (3), a família de Josineide recebeu a informação que ela seria levada para um hospital da capital, mas a transferência só aconteceu mais de quatro horas depois, porque ela teve que esperar em uma outra fila: a de ambulância.

De acordo com o sistema de regulação, 14 pacientes graves de Covid estão na fila aguardando o transporte; outros 14 ainda esperam uma vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva. Quatro hospitais públicos estão lotados e, na unidade referência para Covid em Natal, 25 dos 26 leitos estão ocupados.

“A gente passou aí dois, quase três meses internando casos relativamente mais leves. Mas, nesse momento, estão chegando os idosos, as pessoas com comorbidades, principalmente doenças respiratórias como asma, diabetes, hipertensão, obesos e casos extremamente graves”, afirma André Prudente, infectologista e diretor de hospital.A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte declarou que tem feito o possível para mitigar os impactos da Covid no estado, e que a responsabilidade de acionar as ambulâncias é das unidades de saúde. Fonte jornal nacional

Artigo anteriorFotos e Vídeos: Motorista pulou do ônibus antes da queda no viaduto que deixou vários mortos, há crianças entre as vítimas; confira
Próximo artigoCom 75% dos pulmões comprometidos pela covid-19, Jackson Dantas é levado para UTI

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui