REDE GLOBO É DENUNCIADA POR RACISMO E RECEBE MULTA DE MAIS DE R$ 80 MIL; VEJA VÍDEO QUE CAUSOU POLÊMICA

0

Um esquete de um programa de humor já extinto do Multishow ainda causa problemas judiciais para a Globo. A emissora foi denunciada por discriminação racial por causa de uma piada do humorístico Sensacionalista que relacionava uma cachorra à religião de matriz africana candomblé. A denúncia é de 2013, mas a ação ainda corre na Justiça.

O Sensacionalista foi um programa que estreou em 2011, derivado do site homônimo, que ainda existe e faz graça inventando notícias fictícias, mas com críticas sociais reais.

Em 2013, foi ao ar um esquete em que uma cachorra jogava búzios e incorporava entidades, o que fez com que seus donos criassem uma nova prática religiosa, chamada “cãodomblé”.

Na época, a CPPNI (Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena) encaminhou uma denúncia por discriminação racial à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, que instaurou um processo administrativo contra a Globo.

A emissora apresentou defesa, mas ainda assim houve o entendimento administrativo de que o esquete havia sido ofensivo. A Globo foi multada em R$ 88.803,75.

No entanto, a emissora levou o caso à Justiça para recorrer dessa multa, por entender que o processo administrativo teve um desfecho injusto, já que o esquete era claramente humorístico e não visava ofender nenhuma parcela da população.

A Globo já sofreu outra derrota judicial. Ela pediu tutela antecipada para suspender a multa até o julgamento da ação. Tutela antecipada é um recurso processual utilizado quando a defesa entende que o que está pedindo é um direito provado de forma evidente, que pode ser adiantado enquanto o processo está em andamento.

No caso, a Globo alegava que deveria estar evidente que o esquete era uma peça de humor, não discriminatória, e por isso não merecia ser multada por ele.

Mas no último dia 16, o juiz José Eduardo Cordeiro Rocha, da 14ª Vara de Fazenda Pública de São Paulo, decidiu que a emissora não deveria ganhar tutela antecipada. O processo contra a emissora continua em vigência, e a empresa ainda pode recorrer.

Artigo anteriorIvete Sangalo arrisca a própria vida e salva criança de afogamento na Bahia; detalhes são de arrepiar
Próximo artigoDeu ruim: Esposa marca encontro com amante do marido e dá surra de chicote na mulher

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui