RN só tem estoque de anestésico usado para intubar pacientes em UTIs para 15 dias

0

O Rio Grande do Norte só tem mais 15 dias de estoque do anestésico Midazolam, um dos usados no processo de intubação de pacientes com Covid-19, caso o ritmo de internações siga o atual pelas próximas semanas.

A situação de baixa capacidade para fornecimento às unidades de saúde foi confirmada pelo diretor técnico da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), Thiago Vieira, que considera o risco de desabastecimento desse e outros medicamentos do kit intubação “iminente” caso o consumo siga crescente e sem previsão de reabastecimento.

Segundo ele, além desse medicamento, há outros utilizados na intubação com previsão de acabar em até 30 dias.

“Dos medicamentos do kit intubação, que são em torno de 15, nós temos medicamentos pra 15 dias de consumo alguns deles, temos outros para 30 e até 90 dias. O risco de desabastecimento é iminente. Se a gente continuar nesse nível de internação hospitalar, de pressão do sistema, acontece sim o risco de falta desses insumos”, explicou.

Segundo o boletim da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), atualmente há 352 pacientes internados em leitos críticos do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, cerca de 86% do total. Nos hospitais privados, que também já passam por risco de desabastecimento, segundo o diretor, são 238 internados em leitos críticos no estado – 100% de ocupação.

Artigo anteriorPolítica Forças de segurança pública do RN recebem novos equipamentos de comunicação
Próximo artigoGovernadora do RN confirma chegada de quase 150 mil doses de vacina na quinta-feira (1º)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui