Todos os brasileiros infectados pela Ômicron estavam vacinados

0

Brasileiros infectados pela Ômicron estavam vacinados, informou o Ministério da Saúde | Foto: Reprodução/Pixabay

Os seis brasileiros que foram infectados pela variante Ômicron do coronavírus estavam vacinados, informou o Ministério da Saúdeneste sábado, 4. “Todos têm histórico de vacina, apresentaram quadro leve da doença e estão em monitoramento, assim como todos seus contactantes”, diz o comunicado.

Foram registrados três casos da Ômicron em São Paulo, dois no Distrito Federal e um no Rio Grande do Sul. Nove casos ainda estão em investigação.

Vacina não impediu a contaminação

Na última quarta-feira, 1º de dezembro, a prefeitura de São Paulo informou que o casal de brasileiros diagnosticados com a variante Ômicron estava vacinado. Eles tomaram a dose única da vacina da Janssen quando estavam na África do Sul, país onde residem. Com a confirmação dos casos, os dois se tornaram os primeiros a ser identificados com a Ômicron na América Latina.

O casal chegou ao Brasil a passeio em 23 de novembro. Dois dias depois, quando retornariam para a Cidade do Cabo, testaram positivo para covid-19. De acordo com a prefeitura de São Paulo, os infectados estão assintomáticos e seguem em isolamento, sendo monitorados por equipes de saúde da administração municipal.

Nenhuma morte registrada pela Ômicron

A nova variante do coronavírus, detectada pela primeira vez na África do Sul, foi registrada em 38 países. Porém, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não há registro de morte de nenhum paciente infectado pela cepa.

De acordo com José Eduardo Levi, coordenador de pesquisa e desenvolvimento da Dasa, uma das maiores redes de saúde integrada do Brasil, a Ômicron é altamente transmissível. “Mas precisa ponderar, porque, quando surgem, as outras variantes também são explosivas”, observou, em entrevista concedida a Oeste. “A própria Beta, que também surgiu na África do Sul, era muito transmissível. A Alfa, a Delta, todas eram mais transmissíveis.”

Clique aqui para ler a entrevista completa.

Artigo anteriorDisputa entre Fux e Gilmar trava julgamento e provoca pressão do Congresso no STF
Próximo artigoPartido de Bolsonaro convida Maurício Souza para disputar eleições em 2022

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui