Tratamento para coronavírus: o que são os anticorpos monoclonais, possível alternativa até que se encontre a vacina contra covid-19

Uma das opções consideradas promissoras contra o coronavírus, ainda em estudo, é a terapia de anticorpos monoclonais, que poderia ser adotado tanto para prevenir a infecção quanto para tratar o paciente

0

Há ainda muitos obstáculos no desenvolvimento de anticorpos monoclonais e vacinas contra a covid-19

Getty Images/BBC NEWS BRASIL
Para além do avanço das pesquisas em torno de uma vacina contra a covid-19, grupos de pesquisadores e companhias farmacêuticas de todo o mundo continuam buscando alternativas para lidar com a doença causada pelo novo coronavírus.
Uma das opções tidas como promissoras é a terapia de anticorpos monoclonais (ou mAb, na sigla em inglês), um tipo de tratamento que poderia ser adotado tanto para prevenir a infecção quanto para tratar o paciente, uma vez que a doença tenha se desenvolvido.
Todos os projetos de desenvolvimento de anticorpos monoclonais contra a covid-19 ainda estão em fase de estudos, com diversos obstáculos pela frente, como custo, e segurança.
O que são os anticorpos monoclonais?

Quando nosso corpo detecta a presença de um antígeno, neste caso o vírus Sars-CoV-2, o sistema imunológico produz anticorpos, proteínas destinadas a neutralizar esse antígeno em particular, com o objetivo de evitar que ele penetre em nossas células, sequestre seus mecanismos e se reproduza.
Os anticorpos monoclonais são as cópias sintéticas criadas em laboratório a partir de um clone de um anticorpo específico, extraído do sangue de uma pessoa que se recuperou da covid-19.

Artigo anteriorCauan recebe alta do hospital e segue tratamento em casa O cantor ficou 14 dias internado por conta de complicações da covid-19; ele ainda vai fazer sessões de fisioterapia e exercícios de respiração
Próximo artigoCaio Blat e Maria Ribeiro: o que veio 1o, a traição ou o fim do casamento?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui