VERGONHA: Rodrigo Maia teria prometido a ministros do STF não ser candidato caso a corte aprove a reeleição

0

O excelente site PODER 360, postou neste sábado os bastidores vergonhoso que Rodrigo Maia conversou com ministros do STF para aprovar a reeleição ao comando da casa, rasgando a constituição, e isso acontecendo ele não seria candidato. É UMA VERGONHA.

SEGUE POST DO PODER 360

Houve muitas negociações de bastidores nos últimos dias para que o voto de Gilmar Mendes, tal como foi apresentado, pudesse prevalecer no STF. A principal condição foi uma promessa de Rodrigo Maia a vários ministros de que não vai se candidatar a mais um mandato como presidente da Câmara.

Há uma exceção para que Maia possa se recandidatar, pelo que ficou acordado com ministros do STF: o deputado teria de conseguir ser unanimidade entre governistas e oposição e assim sua candidatura seria consensual. É uma condição difícil de ser cumprida. O Palácio do Planalto não quer Maia no comando da Câmara por mais 2 anos. O presidente Jair Bolsonaro acha que seria o fim de seu governo, pois novamente teria dificuldades para emplacar as pautas que considera relevantes no Congresso.

O presidente nacional do DEM, o prefeito de Salvador, ACM Neto, esteve em Brasília nesta semana e manteve contato com ministros do STF. Neto também considerou razoável que Rodrigo Maia não se recandidate exceto se houver consenso –isso ajudou a solidificar o acordo em torno do voto de Gilmar Mendes. O DEM sai beneficiado. Mesmo sem Maia reeleito, continuará com Alcolumbre no comando do Senado por mais 2 anos.

A disputa pelos comandos da Câmara e do Senado será na 1ª semana de fevereiro de 2021.

Poder360 apurou que a tendência é Rodrigo Maia disputar mais um mandato. Se isso ocorrer, o presidente da Câmara assumirá um risco grande, pois ficará fragilizado perante alguns ministros do STF que acreditaram em sua palavra. Se concorrer e perder, a situação de Maia fica ainda mais delicada.

A partir de agora, com as regras definidas (prevalecendo o voto de Gilmar Mendes, o que é o mais provável), começa a batalha de candidatos para se viabilizarem.

O nome predileto do Palácio do Planalto é o deputado Arthur Lira (PP-AL). Do lado de Rodrigo Maia, além de ele próprio poder concorrer, há Baleia Rossi (MDB), Marcos Pereira (Republicanos) e Aguinaldo Ribeiro (PP).

Há também a hipótese de que seja construída a candidatura de um tertius, um 3º nome. As duas hipóteses já aventadas ainda não decolaram: Fábio Faria (PSD-RN) e Tereza Cristina (DEM-MS). Ambos têm mandato na Câmara, mas ocupam cargos na Esplanada de Bolsonaro.

Fábio Faria não demonstrou interesse em entrar na disputa e faz campanha por Arthur Lira. Tereza Cristina não tem densidade política dentro da Câmara para conseguir amplo apoio.

Artigo anteriorNatal e cidades do Seridó terão parada no abastecimento de água na próxima semana
Próximo artigoMinistro Rogério Marinho MDR Apresenta os Destaques Da Semana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui