PGR não vê ‘elementos mínimos’ para investigar viagem à Rússia

Subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo, discordou de pedido feito pelo senador Randolfe Rodrigues

0

Contrariando o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), a subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo, não viu “plausibilidade jurídica” para abrir uma investigação sobre a viagem do presidente Jair Bolsonaro a Moscou.

O líder da oposição no Senado fez uma petição para que fossem apuradas “as circunstâncias da viagem da comitiva presidencial à Rússia, em especial dos integrantes do que denominaram ‘gabinete do ódio’”.

Em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal nesta quarta-feira, 2, a subprocuradora entendeu que não há “elementos mínimos indiciários de qualquer prática delitiva” que justifiquem uma apuração.

“As críticas e opiniões pessoais do senador serão bem-vindas na tribuna ou como matéria midiática, mas não como representação criminal”, escreveu.

Apesar de apontar a inexistência de crime, Lindôra Araújo sugeriu que a Presidência da República seja notificada a prestar informações “com o escopo de melhor esclarecimento da situação jurídica reportada”.

Randolfe Rodrigues e a Rede são conhecidos por demandar frequentemente o Judiciário. Ao fazer o pedido, o senador defendeu que a viagem fosse investigada no âmbito do inquérito das milícias digitais, que apura a existência de grupos organizados na internet para promover desinformação e ataques contra a democracia.

O senador afirmou que “os principais ataques hackers” têm origem na Rússia e lembrou que o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (Republicanos) e o assessor especial da Presidência Tércio Arnaud foram apontados na CPMI das Fake News como integrantes do chamado gabinete do ódio.

A subprocuradora também sugeriu a redistribuição da representação. O pedido foi enviado direto ao gabinete do ministro Alexandre de Moraes.

Augusto Aras

Lindôra Araújo também enviou um outro parecer ao Supremo no qual pediu a Moraes o arquivamento de um pedido de investigação feito por Randolfe contra o procurador-geral da República, Augusto Aras.

O senador queria investigar o Aras pela prática do crime de prevaricação por ter promovido o arquivamento de um inquérito sobre vazamento de informações sigilosas por parte do presidente Jair Bolsonaro.

Lindôra apontou que não existe crime de Aras no caso e que o procurador-geral tem liberdade para apresentar sua manifestação jurídica. Revista oeste

Artigo anteriorMP descarta propaganda antecipada em discurso de Bolsonaro contra Lula
Próximo artigoPolícia Federal investiga tráfico de órgãos no Amazonas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui