Início Ações MDR: Iniciada as obras do projeto Seridó no RN

MDR: Iniciada as obras do projeto Seridó no RN

0

 MDR: Iniciada as obras do projeto Seridó no RN Divulgação

O projeto Seridó começa a sair do papel e começa se tornar realidade. O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), está investido incialmente de R$ 600 milhões na construção de uma infraestrutura hídrica que, na conclusão da obra vai abastecer água a cerca de 300 mil pessoas em 22 municípios do Rio Grande do Norte.

Na cidade de   Jucurutu, as obras já foram iniciados os assentamentos dos tubos, a partir de escavações já realizadas. O projeto já está sendo executadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), empresa pública vinculada ao MDR.

A região em que está localizado o Projeto Seridó possui vários pequenos reservatórios privados e públicos, que secam nos períodos de longas estiagens. Diante desse cenário, associado à baixa capacidade de regularização das fontes hídricas existentes, falhas no abastecimento de água são um problema recorrente.

O Projeto Seridó tem o objetivo de garantir segurança hídrica ao Seridó potiguar, com a implantação de sistemas adutores para captação de água em reservatórios já existentes no sul da região, atendendo a pequenas demandas, e para retirada e transferências de água armazenada nas barragens de Oiticica e Armando Ribeiro Gonçalves, no caso de demandas mais significativas previstas até o ano de 2070.

“Com um conjunto de mais de 300 km de adutoras, o Projeto Seridó vai levar água ao sul do estado do Rio Grande do Norte, que sofre historicamente com problemas de estiagem e seca”, destaca o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira. “A obra vai devolver para a região o potencial da indústria de cerâmica, do extrativismo mineral e resolver o problema do consumo humano até 2070 para 100% da população local”, ressalta.

O presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, destaca que o início das obras da Adutora do Seridó é um grande marco para a região. “Além de garantir a segurança hídrica de diversos municípios, será um grande vetor de desenvolvimento para população, que aguarda essa obra há muito tempo”, afirma. Informações  Portal Grande Ponto

Artigo anteriorVÍDEO: Pneus de avião estouram durante pouso e pista do aeroporto de Congonhas é interditada
Próximo artigoKiev volta a ser alvo: bombardeios atingem capital e outras cidades da Ucrânia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui