Águas do Rio São Francisco: RN receberá o equivalente a quase um Gargalheiras em 2023

0

Foto: João Gilberto

O Rio Grande do Norte deverá ter pelo menos 34 milhões de m³ de água advindas do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PSIF) em 2023. O Estado já enviou documento ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) solicitando águas para o ano que vem, diferentemente de 2022, quando o RN não pediu águas do PSIF. A justificativa do Governo é de que restavam obras complementares da obra a serem concluídas, ao passo de que o inverno foi positivo em precipitações. Em fevereiro deste ano, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o então ministro Rogério Marinho, em Jardim de Piranhas, inauguraram o Eixo Norte por onde as águas do “Velho Chico” chegaram ao RN.

A título de comparação, esse volume de água daria para encher um açude de nível médio, por exemplo. Essa quantidade seria suficiente para preencher 82% da Barragem Marechal Dutra (Gargalheiras), em Acari; 67% da Barragem de Pau dos Ferros, que tem 54 milhões de m³; 43% do açude Boqueirão, em Parelhas e quase metade (42%) da Lagoa do Bonfim, em Nísia Floresta. Os dados oficiais da capacidade dos açudes estão disponíveis no site do Instituto da Gestão das Águas do RN (Igarn).

Inauguração

Neste ano, o Rio Grande do Norte recebeu as águas do Rio São Francisco pela primeira vez. Em fevereiro deste ano, o evento contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do então ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (eleito senador pelo PL-RN).

“Esta transposição foi prometida para 2012 e parou. Quando assumimos, em 2019, falei com o Rogério Marinho e meus ministros: ‘vamos concluir obras’. E esta obra é a principal, porque água é vida. Missão dada é missão cumprida. É a conclusão do Eixo Norte. Nós vamos fazer com que, brevemente, se conclua totalmente a transposição do São Francisco. Tudo faremos para que a água, esse bem indispensável, chegue ao lar de cada um de vocês”, afirmou Bolsonaro na ocasião.bg

Com informações de Tribuna do Norte

Artigo anteriorVÍDEO: Pilotos duas companhias aéreas e funcionários do aeroporto de Porto Alegre-RS relatam luzes não identificadas no céu da capital gaúcha
Próximo artigo‘Dúvidas de Bolsonaro sobre as urnas são legítimas’, diz vice de Soraya

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui