Arthur do Val se torna alvo de 10 representações na Alesp ‘Mamãe Falei

0
Chegada do deputado Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei, de sua viagem à Guerra da Ucrânia, onde teve áudios vazados com discurso de depreciação da condição das refugiadas, no Aeroporto de Guarulhos, SP – 05/03/2022 | Foto: Willian Moreira/Estadão Conteúdo

O deputado estadual Arthur do Val (Podemos) recebeu nesta segunda-feira, 7, um conjunto de dez pedidos de representação. A maioria pede que o parlamentar seja cassado, em virtude de falas sobre mulheres ucranianas em vulnerabilidade.

Em uma viagem à Ucrânia, “Mamãe Falei” disse que as mulheres daquele país são “fáceis porque são pobres”. O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp)vai ter 30 dias para analisar os documentos.

Tramitação de processos contra Arthur do Val

O Conselho de Ética da Alesp recebe a representação e a envia para a Secretaria-Geral Parlamentar, órgão responsável por instaurar o inquérito, notificar os membros do conselho e o parlamentar representado.

Depois da abertura, o deputado terá o prazo de cinco sessões do plenário, o equivalente a cinco dias, para apresentar a primeira defesa.

Na sequência, é marcada uma reunião do conselho para que os membros decidam se aceitam ou não a representação. Uma vez aceita, o deputado terá novamente o prazo de cinco sessões do plenário para se defender.

Após esse período, o relator apresenta seu voto e os membros do Conselho decidem sobre as penalidades, que podem ser: advertência, censura verbal ou escrita, perda temporária do mandato ou perda de mandato. Revista oeste

Artigo anteriorPutin autoriza bancos russos a confiscar dinheiro da população
Próximo artigoApós reunião com Rússia, Ucrânia fala em “pequeno avanço”; saiba qual foi o acordo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui