CÂMARA APROVA TEXTO-BASE DA MP DA PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS

0

Na quarta-feira (19), a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da medida provisória que permite a privatização da Eletrobras. A proposta autoriza o governo a diluir sua participação na estatal, hoje em torno de 60% para 45%, por meio da oferta de novas ações no mercado. A MP foi aprovada por 313 votos a favor a 166. Os deputados analisam agora os “destaques”, que podem alterar o teor da proposta.

Enviado pelo governo Bolsonaro em 23 de fevereiro, a proposta é uma das prioridades do Executivo e aposta na área econômica para aumentar os investimentos da empresa, que atua no setor de geração e transmissão de energia elétrica. A proposta terá de ser analisada pelo Senado Federal até 22 de junho, quando perde a validade

O modelo adotado pela MP prevê a emissão de novas ações da Eletrobras a serem vendidas no mercado sem a participação da empresa, resultando na perda do controle acionário de voto mantido atualmente pela União.

Essa forma de desestatização é a mesma proposta no PL 5877/19, que o governo enviou em 2019 mas não foi adiante. Apesar de perder o controle, a União terá uma ação de classe especial (golden share) que lhe garante poder de veto em decisões da assembleia de acionistas a fim de evitar que algum deles ou um grupo de vários detenha mais de 10% do capital votante da Eletrobras.

Artigo anteriorO QUE MATOU MUITA GENTE FOI MANDAR FICAR EM CASA E SÓ IR PRO HOSPITAL QUANDO FALTAR AR”, RESPONDE PAZUELLO PARA TASSO JEREISSATI
Próximo artigoICEBERG GIGANTE SE DESPRENDE NA ANTÁRTICA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui