Comboio da Liberdade”: Caminhoneiros fazem protesto gigante contra o passaporte da vacina no Canadá

0

Um comboio de caminhoneiros financiado por doações online está indo para Ottawa, a capital canadense, para se opor aos mandatos de vacinas na fronteira.

A Canadian Trucking Alliance, que representa caminhoneiros de todo o país, criticou vários protestos planejados contra o mandato de vacina do governo federal para viagens transfronteiriças.

Em comunicado divulgado no sábado, um dia antes do comboio deixar a Colúmbia Britânica, o CTA disse que não apoia a manifestação e que desaprova “fortemente” “qualquer protesto em vias públicas, rodovias e pontes”.

Os caminhoneiros vindos da Colúmbia Britânica devem se juntar a grupos de outros caminhoneiros em Ottawa em 29 de janeiro. Eles estão planejando organizar um comício para protestar contra a exigência de que os motoristas que cruzam a fronteira entre os EUA e o Canadá sejam totalmente vacinados.

O CTA disse que ações “que interferem na segurança pública não são como as discordâncias com as políticas governamentais devem ser expressas”.

“A grande maioria da indústria canadense de caminhões é vacinada com a taxa geral de vacinação da indústria entre os motoristas de caminhão que espelham de perto a do público em geral”, disse o CTA.

A aliança acrescentou que os caminhoneiros “que desejam expressar publicamente seu descontentamento com as políticas do governo podem optar por realizar um evento organizado e legal no Parliament Hill ou entrar em contato com o deputado local”.

“O que não é aceitável é atrapalhar o público automobilístico nas rodovias e o comércio na fronteira”, disseram.

O presidente do grupo de caminhões, Stephen Laskowski, disse no comunicado que “o governo do Canadá e dos Estados Unidos agora tornaram a vacinação uma exigência para cruzar a fronteira. Este regulamento não está mudando, então, como indústria, devemos nos adaptar e cumprir este mandato”.

“A única maneira de atravessar a fronteira, em um caminhão comercial ou qualquer outro veículo, é se vacinar”, acrescentou.

Mas aqueles que se opõem ao mandato ainda estão resistindo. Uma das organizadoras, Tamara Lich, da Medicine Hat em Alberta, disse em um vídeo ao vivo no Facebook no domingo que “não vamos recuar e vamos para Ottawa”.

Os organizadores dizem que o mandato é um caso de exagero político e que prejudica a economia, as pequenas empresas e a capacidade de alguns de ganhar a vida. A imprensa canadense informou.

Os organizadores do protesto arrecadaram US$ 2,7 milhões (US$ 2,2 milhões) no GoFundMe. Eles arrecadaram mais da metade dos fundos nos últimos dias. A página da campanha afirma que o dinheiro será usado para combustível, acomodações e comida para os manifestantes.

A Canadian Trucking Alliance e as American Trucking Associations afirmaram que dos 160.000 caminhoneiros que cruzam regularmente a fronteira, cerca de 26.000 seriam retirados de ação pelo mandato da vacina. Cerca de 30.000 caminhões cruzam a fronteira todos os dias.

O governo canadense, liderado pelo Partido Liberal, anunciou em novembro que todos os caminhoneiros canadenses que quisessem entrar nos EUA teriam que ser vacinados até 15 de janeiro ou passar por uma quarentena de 14 dias.G7

Artigo anteriorPrefeitos de 19 municípios das regiões Central e Vale do Açu no RN publicaram nota conjunta cancelando festas públicas de carnaval
Próximo artigoSpotify, Neil Young e um podcast sobre vacinas; entenda a polêmica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui