Congresso não legislar não é abertura para outro Poder agir, diz Lira

0

Foto: reprodução/YouTube

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que o Congresso Nacional decidir não legislar sobre algum assunto político não dá abertura para que outros poderes deliberem sobre o tema. A declaração foi dada em entrevista ao programa Ponto de Vista, da TV Câmara, divulgada nesta terça-feira (2).

“O Congresso Nacional, às vezes, quando decide não legislar, está legislando. Não abre espaço para que outros poderes o façam. Se você tem um Congresso eleito para aquele período temporal de 4 anos na Câmara e 8 no Senado, aqueles são os representantes da população para aquele período, aqueles receberam autorização popular para representá-los em suas decisões”, disse.

Em sua fala, Lira fez referência quanto às recentes decisões do STF (Supremo Tribunal Federal), como a rejeição da tese do marco temporal. Em 21 de setembro do ano passado, a maior parte dos ministros refutaram a tese que estabelecia como terra indígena só as ocupações registradas até 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição.

Na última quinta-feira (28), o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), promulgou o marco temporal –proposta aprovada no Legislativo em 27 de setembro. O governo irá recorrer ao STF, por meio da AGU (Advocacia Geral da União), pela inconstitucionalidade da lei.

“Essa questão das terras indígenas é sensível, internacional e nacionalmente falando. Mas há previsão, na Constituição, deles [indígenas] explorarem suas terras. Essa falta de regulamentação, no meu ponto de vista, é o que dificulta e causa o dilema”, disse.

Lira declarou que o tema precisa ser “olhado com profundidade. E não será em uma mudança constitucional, mas, sim, regulamentando e adequando o que já existe”.

Poder 360

Artigo anteriorFilho de 15 anos é morto com facada no peito ao defender o pai durante briga na Praia de Zumbi
Próximo artigoMoraes nega novo pedido de soltura de ex-chefe da PRF, Silvinei Vasques

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui