Dono de sanduicheria diz que cliente proibiu entrada de entregador em condomínio de luxo por ele ser negro

Por mensagem, moradora ainda pede que seja enviado um motoboy branco, em Goiânia: 'Não vou permitir esse macaco'. Gerente se recusou a continuar o atendimento após respostas e deve registrar o caso na polícia. Entregador lamenta: 'Dói muito'.

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O dono de uma hamburgueria de Goiâniadenuncia que uma cliente não deixou o entregador entrar no condomínio de luxo em que ela mora por o funcionário ser negro. Nas mensagens enviadas por um aplicativo, a mulher escreveu que deveriam mandar um motoboy que fosse branco: “Eu não vou permitir esse macaco”. A direção do comércio disse que vai registrar o caso na Polícia Civil.

Como o nome da cliente não foi divulgado, o G1 não conseguiu localizá-la para que se posicione sobre a denúncia.

O caso aconteceu na noite de domingo (25). A gerente da sanduicheria, Ana Carolina Gomes, entrou em contato com a cliente, por meio de mensagem, para pegar a quadra e o lote exatos, pois o endereço não estava completo. Na conversa, quando a funcionária pede para a moradora autorizar a entrada do entregador, ela se recusa.

 

“Esse preto não vai entrar no meu condomínio. Mandar outro motoboy que seja branco”, escreve a cliente.
A gerente, então, negou o pedido de trocar o entregador. Em seguida, a moradora chama o motociclista de macaco.

Diante das mensagens, a gerente diz que não é tolerado o racismo na sanduicheria e que o pedido não será entregue. “Adeus. Não uso restaurante judaico”, finalizou a cliente na mensagem.

Motorista abalado
Por sua vez, o entregador que foi alvo das mensagens, Elson Oliveira, de 39 anos, conta que tem 12 anos de profissão e que nunca tinha passado por uma situação como essa.

 

“Todos são iguais. Dói muito saber que ainda tem gente com capacidade de agir assim com as pessoas”, lamentou o motociclista.
O aplicativo Ifood informou que já identificou a usuária agressora e a baniu imediatamente da plataforma. “A empresa presta solidariedade ao entregador e está em contato para oferecer apoio psicológico”, diz a nota.

Mensagens mostram cliente chamando entregador de macaco — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Denúncia
O dono da hamburgueria, Éder Leandro Rocha, disse que o caso será registrado na Polícia Civil nesta terça-feira (27). O nome da cliente não foi divulgado, pois eles esperam que a investigação aponte se as mensagens foram enviadas realmente pela cliente ou se foram respondidas por outra pessoa como forma de prejudicar a moradora do condomínio.

Foi a primeira vez que teve um caso assim. No início, achamos que pudesse ser um trote. Nós ficamos muito sem reação, sem saber como falar para nosso entregador na porta o que tinha acontecido. Mas a gente acabou tendo que contar. Ele ficou o resto da noite triste”, disse o dono do estabelecimento.

O proprietário contou ainda que filmou a conversa no aplicativo como forma de guardar provas sobre o caso.

 

“A gente só divulgou porque esses atos não podem ficar impunes”, afirmou.
O Ifood informou ainda que repudia qualquer ato de discriminação racial e preza pelo respeito à diversidade. A empresa orientou o dono a registrar um boletim de ocorrência.

“Ao receber qualquer tipo de relato como este, o IFood apura as ocorrências e, quando comprovado o descumprimento dos termos e condições de uso, desativa o cadastro dos envolvidos”,

completou o comunicado.

Moradora de condomínio de luxo é suspeito de não deixar entregador

 

 

 

 

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