GOVERNO EMITE NOTA SOBRE CASO DA PACIENTE SUELY GURGEL, TRANSFERIDA PARA FORTALEZA

0

Nota na íntegra:

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA

Natal, 13 de dezembro de 2020

NOTA

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) esclarece que a paciente Suely Veras Gurgel foi transferida na tarde deste domingo, dia 13 de dezembro para o Hospital Regional de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, em Fortaleza Ceará.

A paciente foi transferida através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Mossoró, do Hospital São Luís, o qual é referência Covid no estado do Rio Grande do Norte e custeado 70% pelo estado e acolheu a paciente desde o início do tratamento. A transferência aconteceu de forma tranquila e a paciente chegou estável até a unidade.

A transferência só foi possível devido a parceria do Estado do Rio Grande do Norte com o Estado do Ceará, que foi sensível e logo o leito ficou vago, atendeu ao pedido da SESAP. E pela parceria com a SAMU de Mossoró que se colocou à disposição para o caso.

Histórico

A paciente necessita de internação em hospital habilitado a prestar serviço de ECMO – Oxigenação por Membrana Extracorpórea e o Estado do Rio Grande do Norte não dispõe através do Sistema Único de Saúde do tratamento específico e poucos estados tem esse tratamento que é raro.

No dia 11 de dezembro, por ação judicial foi bloqueado o valor de R$ 600.000,00 das contas do Estado do Rio Grande do Norte, conforme documento apresentado no orçamento junto à ação judicial .

Um dos hospitais que poderia receber, o Hospital Regional Unimed de Fortaleza, negou o leito para a paciente, alegando que não havia mais vagas.

Devido à urgência do quadro da paciente, a SESAP solicitou formalmente a interveniência do Secretário do Estado do Ceará, que providenciou busca de leitos e providenciou um bloqueio de leitos nas condições necessárias em hospital da rede pública do Estado.

A Sesap agradece a sensibilidade do gestor do Estado do Ceará por apoiar neste momento de pandemia, fortalecendo a parceria entre os dois estados. Fonte rede news

Artigo anteriorSURREAL: Oceano subterrâneo com 160 trilhões de metros cúbicos é descoberto na Amazônia
Próximo artigoBebê é registrado com 3 pais em certidão de nascimento na CalifórniaO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui