Inadimplência das micro e pequenas empresas cai pelo segundo mês consecutivo

0

Foto: Getty Images

O número de micro e pequenas empresas inadimplentes caiu pelo segundo mês consecutivo. Segundo o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, houve queda de 0,1% em agosto em relação ao mês anterior. Ao todo, são 5.540.767 micro e pequenos negócios com dívidas no Brasil.

De acordo com o levantamento, as companhias que atuam no setor de serviços são as que registram a maior representatividade, com 52%, seguidas pelas que atuam no comércio (39,5%).

No ranking por região do país, o Sudeste lidera com 53%, seguido de Sul (16,4%), Nordeste (16,3%) e, por fim, a Centro-Oeste, com 9%.

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a queda na falta de pagamento das empresas é tímida e ainda traz um sinal de alerta para que elas deem mais atenção à organização de seus fluxos de caixa.

“As empresas precisam ter em mente que a inflação impacta o bolso dos brasileiros e, consequentemente, os negócios pela diminuição no poder de compra. Por isso, a dica é cortar custos desnecessários e negociar despesas sempre que possível”, afirma Rabi.

Do total de R$ 44,1 bilhões de dívidas envolvendo as micro, pequenas, médias e grandes empresas do país, o valor médio fica em R$ 16.456,50 e a maioria delas foi contraída no setor de serviços (27,6%), bancos e cartões (18,8%), telefonia (9,2%) e varejo (4,2%).

A queda da inadimplência coincide com a sequência de deflação registrada desde julho. O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação oficial, foi de -0,68%, em julho, o menor nível desde 1980, de -0,36, em agosto, e de -0,29%, em setembro, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O alívio na inflação brasileira foi motivado pela redução da alíquota do ICMS sobre a gasolina e a energia elétrica nos estados — após o governo federal ter zerado o PIS/Cofins sobre a gasolina e o etanol.

R7

Artigo anteriorVenezuelanos precisam de 28 salários para cobrir despesas com alimentação
Próximo artigoMulher ameaçada de morte por militante do PT vive rotina de medo na Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui