Juiz federal nega pedido para suspender aplicação das provas do Enem no RN

0

O juiz Francisco Eduardo Guimarães, titular da 14ª Vara Federal do Rio Grande do Norte atuando em plantão neste sábado, 16, negou o pedido de suspensão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio no estado. Foram impetrados dois processos, um em ação popular e outro assinado pela Associação Potiguar dos Estudantes Secundários e a União Metropolitana de Estudantes Secundaristas. O exame está marcado para acontecer neste domingo, 17 e dia 24.

O Diretório Central dos Estudantes José Silton Pinheiro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DCE-UFRN), entrou na Justiça Federal com um pedido de adiamento do exame neste sábado, 16. Através das redes sociais o DCE afirmou que não há estrutura que assegure a aglomeração de centenas de jovens nesse momento.

Nas decisões liminares, o magistrado observou que “a situação da pandemia do coronavírus não é uniforme em todo o País e as peculiaridades regionais ou municipais devem ser analisadas caso a caso, cabendo a decisão às autoridades sanitárias locais, que podem e devem interferir na aplicação das provas do ENEM se nessas localizações específicas sua realização implicar em um risco efetivo de aumento de casos da Covid-19”.

O juiz ponderou ainda que, de fato, os alunos de baixa renda enfrentaram e enfrentam maiores dificuldades em seus estudos em razão da pandemia do coronavírus. “Entretanto, o adiamento da aplicação da prova em poucos meses não solucionará os contratempos a que estes alunos são expostos”, escreveu.

O magistrado destacou que a realização do Enem representa um interesse público e sua postergação traz prejuízos aos interessados. A realização da prova é um caminho para ingressar em universidades públicas ou privadas, como critério de ingresso ou de concessão de bolsas de estudo ou financiamento estudantil.

Agora RN

Artigo anteriorVACINA: 23 pessoas morrem na Noruega após vacinação e acende alerta no país
Próximo artigoAcidente entre lanchas deixa quatro mortos em Angra dos Reis, incluindo uma criança

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui