Masp cancela evento de Boulos por ‘caráter político’

0

O Museu de Arte de São Paulo (Masp) resolveu cancelar o lançamento de um livro escrito por Guilherme Boulos, que vai ser candidato do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) à Câmara dos Deputados nas eleições deste ano. Segundo a Editora Contracorrente, o espaço justificou o cancelamento pelo fato de o evento ter ‘caráter político.

Boulos confirmou o cancelamento em suas redes sociais. O candidato à Prefeitura de São Paulo em 2020 agora vai lançar Sem Medo do Futuro na noite desta terça-feira na Livraria da Vila, unidade Vila Madalena.

Em nota, a Editora Contracorrente criticou a decisão do museu. Segundo a empresa, o evento de lançamento do livro já estava combinado.

“Para nossa surpresa, o museu, quatro dias antes de evento, recusou-se a alugar o auditório para a Editora Contracorrente, sob o argumento de que é ‘uma instituição privada sem fins lucrativos, independente e isenta’, cujo estatuto proíbe a realização de quaisquer manifestações de caráter político’”, informou a nota.

A editora manifestou que já havia realizado visitas técnicas e assinado minuta contratual, além de dar início à divulgação do evento. Na nota ao público, a empresa diz que a direção do Masp favorece ‘o obscurantismo e a intolerância’.

Diante desses fatos, que traduzem o cometimento de um grave atentado à liberdade de expressão por uma das mais importantes instituições culturais do país, serve a presente para registrar os nossos mais veementes protestos contra a mencionada decisão do Masp de proibir o lançamento de um livro escrito por um dos mais relevantes homens públicos do Brasil”, protestou.

Em ritmo de pré-campanha, Boulos vem participando de alguns atos que miram as eleições deste ano. No último sábado, o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTS) esteve no evento que oficializou o apoio do Psol à candidatura de Lula (PT) à Presidência. No dia seguinte, mais uma vez ao lado do petista, discursou na Praça Charles Miller, em manifestação de centrais sindicais.

Procurado pela reportagem, o Masp até o momento não se manifestou. Caso o faça, a posição será adicionada ao texto.

Revista oeste

Artigo anteriorTa difícil de ganhar o Pão de cada dia em Natal: Carrinhos, mesas e cadeiras acorrentadas na Orla de Natal são apreendidos
Próximo artigoVEREADORES DE JARDIM DO SERIDÓ PARTICIPAM DA XXI MARCHA DOS LEGISLATIVOS MUNICIPAIS EM BRASÍLIA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui