Ministro da Saúde diz que Brasil tem 7 milhões de pessoas que não tomaram 2ª, dá ‘puxão de orelha’ em faltosos e alerta que imunização só estará completa com o reforço

0

Foto Pablo Jacob / Agencia O Globo

Cerca de 7 milhões de pessoas estão com a segunda dose da vacina em atraso no país. O número foi divulgado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta terça-feira, durante anúncio da Campanha Nacional para Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil. Queiroga pediu que a população compareça para completar o ciclo de imunização.

— São 7 milhões de pessoas que não foram tomar segunda dose da vacina. É um esforço hercúleo que todos nós fazemos para conseguir vacinas para população brasileira. O Poder Executivo, o Poder Legislativo, o Poder Judiciário. Não justifica que as pessoas não busquem as salas de vacinação para tomar a segunda dose, porque a segunda dose não está faltando. Se estivessem faltando, iam dizer “está faltando a segunda dose”. Aqueles que não tomaram busquem a segunda dose, porque a imunização só estará completa com a segunda dose — reforçou o ministro.

Em abril, Queiroga divulgou que 1,5 milhão haviam deixado de completar o esquema vacinal, o número cresceu signficativamente deste então. Nas últimas semanas, o cardiologista tem reiterado a importância de tomar as duas doses da vacina para alcançar a imunização. Queiroga chegou até mesmo a convocar um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão para apelar ao público que completasse o ciclo de imunização:

— Dirijo-me em especial aos brasileiros que estão com a segunda dose em atraso. Peço que busquem os postos de vacinação para tomar a segunda dose, porque sua imunização só estará completa após a conclusão do esquema vacinal — disse, em 28 de julho.

Na ocasião, Queiroga voltou a afirmar que todos os adultos receberão a primeira dose até setembro e a segunda, até dezembro. O Brasil, contudo, patina na imunização.

De acordo com dados do Consórcio dos veículos de Imprensa, do qual O GLOBO faz parte, na última segunda-feira, 107.949.359 pessoas receberam a primeira dose de um imunizante em todo o país, o equivalente a 50,98% da população. Os dados mostram ainda que 46.150.415 pessoas, ou 21,79% da população, completaram o esquema vacinal. O dado inclui também aqueles que se vacinaram com dose única, por meio do imunizante da Janssen.

O Globo

Artigo anteriorCom doença de Parkinson, Serra se licencia do mandato por quatro meses
Próximo artigoTCE-RN condena ex-servidores do Idema e empresas a devolverem R$ 34,9 milhões por desvios no órgão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui