Moraes manda PF colher depoimento de Monark em até cinco dias

0

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta quinta-feira (15/6), que a Polícia Federal tome depoimento do youtuber Bruno Monteiro Aiub, conhecido como Monark. A corporação deverá realizar a oitiva em um prazo de cinco dias.

A decisão foi tomada no âmbito do inquérito que investiga os atos golpistas de 8 de janeiro — que resultaram na destruição dos prédios dos três poderes. Na tarde de ontem, Alexandre de Moraes havia determinado bloqueio de canais, perfis e contas ligadas de Monark. O Discord, Instagram, Telegram e Twitter tiveram de cumprir a determinação no prazo de duas horas, sob multa diária de R$ 100 mil.

O ministro destacou que o youtuber teria de fornecer os dados cadastrais ao STF das contas das redes sociais. Moraes ainda pontuou que Monark está proibido de promover, replicar e compartilhar notícias fraudulentas nas redes, sob multa diária de R$ 10 mil.

Em fevereiro do ano passado, Monark foi demitido do podcast Flow por defender a existência de um partido nazista reconhecido por lei no Brasil, alegando “liberdade de expressão”. Após a enxurrada de críticas e o programa perder patrocinadores, o youtuber disse que estava bêbado durante a transmissão e pediu desculpas. Mesmo assim, o Flow optou pelo desligamento de Bruno Monteiro Aiub. Correio Brasiliense

Artigo anteriorCNJ revoga bloqueio das redes sociais de juiz crítico da Lava Jato
Próximo artigoBolsonaro será julgado por um tribunal indicado por Lula

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui