Comissão da Câmara aprova PEC que limita recursos ao STJ

0

Uma comissão especial da Câmara aprovou, nesta segunda-feira, 4, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita o número de recursos que pode ser apresentado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Agora o texto segue para votação em plenário, onde precisa de três quintos dos parlamentares (308 de 513 deputados), em dois turnos de votação.

Relatora da PEC, a deputada Bia Kicis (PL-DF) argumenta que o objetivo do filtro é descongestionar o sistema de Justiça e reduzir o número de recursos especiais no STJ.

Estima-se que anualmente mais de 10,7 mil processos cheguem para cada ministro do STJ, alguns deles com questões jurídicas pouco relevantes, o que torna impossível que os casos mais complexos sejam analisados com atenção e agilidade.

-Publicidade-

Composto de 33 ministros, o STJ é responsável por uniformizar o entendimento sobre a legislação federal brasileira. É a instância que analisa recursos de processos de Tribunais de Justiça estaduais e Tribunais Regionais federais.

A proposta que passou na comissão especial define que vai poder recorrer ao STJ quem demonstrar a relevância das questões discutidas no caso e que tratem de direito federal infraconstitucional, ou seja, que não esteja na Constituição.O mesmo texto já havia sido aprovado em 2017 na Câmara, mas acabou alterado pelo Senado e agora retorna para apreciação dos deputados. Revista oeste

Artigo anterior[VÍDEO] Modelo e atiradora de elite: quem era brasileira morta na guerra da Ucrânia
Próximo artigoDeputado propõe CPI para apurar ligação do PT com PCC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui