Possíveis casos de reinfecção pela Covid-19 são investigados no Hospital das Clínicas de SP

Cientistas ainda não conseguiram comprovar que é possível se reinfectar pelo coronavírus, mas diversos relatos apontam reaparecimento dos sintomas em pacientes que já haviam se recuperado.

0

13 de julho – Movimento no Parque Ibirapuera, Zona Sul da cidade de São Paulo. O local foi reaberto depois de 111 dias fechado por causa da pandemia do coronavírus (Covid-19) — Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo investiga o caso de pacientes que voltaram a testar positivo depois de terem se recuperado da Covid-19. A reinfecção pelo vírus ainda é apenas uma hipótese.

Além de apresentarem novos testes positivos tempo depois de terem se recuperado do vírus, o HC explicou em nota que dois pacientes também voltaram a ter sintomas, mas não especificou quais foram nem o estado de saúde atual deles.

Assim como a hipótese de terem se infectado mais de uma vez, o HC também estuda a possibilidade dos testes positivos serem, na realidade, de fragmentos inativos do coronavírus que permaneceram no corpo dos pacientes, enquanto que a volta dos sintomas seriam de uma virose causada por vírus diferente.

“Os sintomas e testes positivos em dois períodos diferentes poderiam ser explicados por: outra virose por um vírus diferente, que causaria confusão porque haveria ainda fragmentos inativos que permaneceram no corpo do paciente; pela longa permanência do vírus no corpo, com período de inatividade; pela reinfecção, hipótese ainda pouco provável por não ter sido constatada em nenhum outro caso registrado pela literatura médica internacional”, explicou o HC em nota.

Ambos os pacientes estão sendo acompanhados pelo HC e serão testados para outros vírus, a fim de descartar a hipótese de infecção por vírus diferente da Covid-19. O HC não informou perfil dos pacientes.

Reinfecção e Covid-19

Até o momento, os cientistas não conseguiram comprovar a possibilidade de se infectar mais de uma vez pelo coronavírus.

Contudo, no dia 13, pesquisadores de uma universidade britânica anunciaram que a carga de anticorpos de recuperados do coronavírus pode cair drasticamente ao longo do tempo – depois de 3 ou 4 meses. Uma das sugestões da pesquisa é que a reinfecção é possível. G1

Se comprovada a hipótese de reinfecção, as discussões sobre da imunidade de rebanho em torno da Covid-19 – quando uma população, ao atingir um número alto de pessoas resistentes a um vírus (por já terem sido infectadas ou vacinadas), cria um ambiente em que o vírus não consegue encontrar pessoas suscetíveis a serem infectadas – não seriam válidas.

8707895 Possíveis casos de reinfecção pela Covid-19 são investigados no Hospital das Clínicas de SP
Artigo anteriorUm dos restaurantes mais antigos e tradicionais de Ponta Negra encerra as atividades
Próximo artigoSamsung promete internet 6G até 50 vezes mais rápida que 5G

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui